LOCAL: Anfiteatro do Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (Complexo Hupes), Rua Augusto Viana, s/nº, Canela, em Salvador.
DATA: 04.11.09 (quarta-feira)
HORÁRIO: 14h

O QUE É: apresentação da Campanha Nacional de Combate à Dengue 2009/2010 e inauguração da ampliação da unidade de Onco-Hematologia do Complexo Hupes.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

CAMPANHA: Com o mote "Brasil Unido contra a Dengue", a iniciativa dá continuidade às ações de prevenção e controle da doença realizadas no país desde o ano passado. O objetivo é alertar a população para a importância de manter a mesma linha de atuação e evitar que o número de casos volte a aumentar. Para isso, o engajamento dos governos e de toda a sociedade é fundamental. A campanha foi lançada oficialmente na última quinta-feira (29). O evento na Bahia contará com a presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Dados atuais sobre a doença no estado podem ser encontrados no último boletim epidemiológico da dengue, disponível no site da Secretaria de Saúde (Sesab).

VEICULAÇÃO: a campanha começa dois meses antes do início do período de maior transmissão da doença, que vai de janeiro a maio. É nesse espaço de tempo que ocorrem, aproximadamente, 70% das notificações. Serão veiculados quatro filmes de TV e cinco spots para incentivar a mobilização social, o combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti e o reconhecimento dos sintomas da doença. Pela primeira vez, as crianças terão um filme direcionado especificamente para elas. A produção convoca os pequenos a integrar a "Turma do Combate" e eliminar os focos do mosquito, em casa e na rua. Também há materiais direcionados a gestores, profissionais de saúde e educadores, entre outras peças publicitárias.

PRINCIPAIS AÇÕES DO ESTADO PARA FORTALECER O CONTROLE DA DENGUE:

• Aplicação de inseticida em 137 municípios do estado e em 43 bairros de Salvador para contribuir com a interrupção da transmissão da Dengue.
• Decreto de situação de emergência nos municípios de Itabuna, Ilhéus, Ipiaú, Irecê, Jacobina, Jequié e Porto Seguro, convocando os órgãos que compõem o sistema de Defesa Civil do Estado para atuarem no combate à dengue.
• Deslocamento de equipes técnicas para estruturação e organização do atendimento emergencial nos municípios críticos.
• Ampliação da assistência, contratação de novos serviços e abertura de novos leitos nas unidades da rede própria.
• Articulação com as Forças Armadas para atuação de médicos e enfermeiros.
• Capacitação presencial de 999 profissionais sobre o manejo clínico da dengue e realização de duas videoconferências sobre o mesmo tema para todo o estado.
• Implantação de cinco clínicas de hidratação em unidades do Estado durante o período mais crítico.
• Aquisição de equipamentos e implementação de laboratórios para agilizar o diagnóstico laboratorial em 10 municípios;
• Reforço na distribuição de medicamentos, insumos, equipamentos e mobiliários hospitalares, veículos para o trabalho de campo e ambulâncias para remoção de pacientes;
• Apoio do Corpo de Bombeiros;
• Acordo tripartite entre Sesab, Fundação Luis Eduardo Magalhães (Flem) e Voluntárias Sociais para desenvolvimento de ações de mobilização social entre os servidores públicos.
• Distribuição de capas para reservatórios de água em 45 municípios prioritários;
• Curso de educação à distância para profissionais do Programa Saúde da Família, incluindo a abordagem da dengue na Atenção Básica.

ONCO-HEMATOLOGIA: o Governo do Estado investiu mais de R$ 2 milhões em reforma e aquisição de materiais e equipamentos para a expansão desse serviço no complexo, mais conhecido como Hospital das Clínicas. O número de leitos foi ampliado, passando de seis para 18, além de implantada a unidade de Hospital–Dia e ambulatórios. O setor de Onco-Hematologia também conta com uma unidade de transplante de medula óssea, a primeira exclusivamente pública do Estado da Bahia e fundamental para o tratamento efetivo de um grupo significativo de pacientes com doenças hematológicas atendidos neste complexo. O atendimento à população será iniciado a partir de 1º de dezembro.

UNIDADE: O serviço de Onco-Hematologia já existia no hospital há mais de 30 anos, porém, em função da crescente demanda nos últimos anos, houve a necessidade de expansão do número de leitos hospitalares e de atendimentos ambulatoriais para o tratamento de pacientes da rede SUS. O setor, além de ser responsável pela assistência especializada a pacientes portadores de doenças hematológicas benignas e malignas, como leucemias, linfomas, mielomas, doença falciforme, entre outras, também desenvolve atividades acadêmicas, incluindo a formação de alunos de graduação e pós-graduação em Medicina e em outras áreas relacionadas.