Atualizar os médicos que prestam assistência a crianças e adolescentes com infecção pelo HIV na Região Nordeste é o objetivo do I Seminário de Atualização das Recomendações de Terapia Antirretroviral de Crianças e Adolescentes Infectados pelo HIV. Durante o evento, que começou nesta segunda-feira (9) e segue até terça-feira (10), será apresentado para esses profissionais o manual Consenso Brasileiro de Terapia Retroviral em Crianças e Adolescentes, além de passar as novas orientações.

A assessora do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Romina Oliveira, explica que o manual foi atualizado em 2009 e, por isso, a necessidade de passar as novas informações para os médicos. "Já realizamos esse seminário em São Paulo, para médicos da região Sudeste, e em Brasília, para os do Centro Oeste. Em Salvador, chamamos médicos do Nordeste para fazer essa atualização", comentou Romina.

O manual nasceu em 1994, de uma apostila que continha orientações de diagnóstico e tratamento de crianças e adolescentes infectados pelo HIV. Atualmente, o Consenso é elaborado por um grupo de técnicos, e profissionais desse grupo trazem para os médicos as orientações contidas no manual. No seminário, estão sendo abordadas questões como diagnóstico e seguimento de crianças expostas ao HIV, diagnóstico de crianças acima de 18 anos, infecções oportunistas, manejo ARV e resistência, manejo ARV de adolescentes e cuidados paliativos.

O seminário é uma promoção da Secretária da Saúde, através da Coordenação Estadual DST/AIDS, em parceria com o Departamento de DST/ Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde.