Capacitar policiais civis e militares de Salvador para incorporar temas como cidadania e direitos humanos na prática diária da atividade policial. Este é o objetivo da Jornada Formativa de Direitos Humanos, iniciada nesta segunda-feira (16), no Hotel Pestana, Rio Vermelho, prosseguindo até sexta (18).

Promovida pelo Departamento de Pesquisa, Análise da Informação e Desenvolvimento de Pessoal em Segurança Pública (Depaid), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão ligado ao Ministério da Justiça, a jornada tem como foco principal, os direitos humanos em segurança pública, tema abordado pela socióloga Rose Mary Gimenez e pelo psicólogo Jeferson Magalhães dos Santos.

Também estão sendo apresentadas questões como a visão sistêmica da produção da violência, fatores de humanização na atividade policial e memória histórica da segurança pública brasileira.

A metodologia de ensino da Jornada Nacional de Direitos Humanos busca, principalmente, a participação ativa e reflexiva de todos os inscritos, assegurando condições para a adoção de atitudes, comportamentos e responsabilização ética, com base nos valores e princípios que protegem a vida humana.

De acordo com Rose Mary, o jornada é um espaço criado para a reflexão do trabalho policial, utilizando, para isso, o imaginário e o lado lúdico do aluno. "Tentamos criar no grupo um ideal de pacificação, formando, assim, redes possíveis de harmonia social. O foco do trabalho está na valorização das boas práticas humanitárias".

O subsecretário da Segurança Pública da Bahia, Ary Pereira de Oliveira, acredita que os ensinamentos extraídos do seminário são de grande importância para a construção de uma sociedade menos violenta. "Jornadas como esta se mostram cada vez mais imprescindíveis para um trabalho policial de excelência. É a segurança pública o elemento nacional para a construção da democracia".

Criada em novembro de 2004, a Jornada Nacional de Direitos Humanos já capacitou, por meio de seminários e palestras integrativas, mais de sete mil pessoas, oriundas das Polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Rodoviária Federal, além de guardas municipais e representantes da sociedade.