Integrar as reclamações feitas na Ouvidoria Geral de Polícia da Secretaria da Segurança Pública da Bahia com a Ouvidoria Federal, em Brasília. Esse foi o objetivo do curso de capacitação ministrado, nesta quarta-feira (11), na sede do órgão, pela diretora executiva da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Isabel Seixas. Ela explicou sobre o Sistema de Gestão de Ouvidorias (SGO), que deve ser implantado em todas as ouvidorias do Brasil, depois de ter sido aprovado pela I Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), realizada em agosto deste ano, em Brasília, com a missão de contribuir para a definição de políticas públicas únicas na área de segurança em todo o país.

Com as reclamações registradas em rede, será possível unificar os dados das ouvidorias, permitindo que seja traçado um perfil da polícia brasileira. “Por ser específico no trabalho das ouvidorias de polícia, o SGO auxiliará na gestão do trabalho e no cotidiano dos ouvidores. Também teremos o controle do que a polícia tem feito. Investimos em treinamento e capacitação, mas é preciso saber o comportamento desses policiais”, explicou Isabel Seixas.

Para o ouvidor geral da SSP, Edmundo Assemany, a sociedade contribui para a melhoria do trabalho policial sempre que denuncia. E ressalta a importância de se denunciar um comportamento policial inadequado. “O cidadão deve nos informar pelo disque-denúncia ou direto na ouvidoria, tendo a possibilidade de acompanhar o caso”.