Apostando mais uma vez no potencial inventivo e inovador de estudantes, pesquisadores e inventores independentes baianos, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) realiza a segunda edição do Concurso Ideias Inovadoras. Foram selecionados 34 projetos para a etapa final do prêmio, nas categorias graduandos (8), mestrandos (4), doutorandos (3), pesquisadores (10) e inventores independentes (9).

A cerimônia de premiação será na sexta-feira (20), às 17h, no Bahia Othon Palace, no encerramento do 2º BahiaTec – Simpósio Internacional de Inovação e Feira de Tecnologia. O valor total dos prêmios aumentou este ano de R$ 53 mil para R$ 96 mil. Os critérios de avaliação utilizados são ineditismo, aplicação prática, apresentação, impactos e mercado potencial da inovação e perfil do empreendedor.

Os projetos finalistas trazem inovações nas áreas de saúde, esporte, engenharia, agricultura, biotecnologia, automobilismo, reciclagem, entre outras. Os trabalhos foram desenvolvidos por pesquisadores de universidades estaduais, federais, particulares, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e outras instituições de pesquisa.

Os estudantes de graduação, por exemplo, desenvolveram temas como “Construções Acústicas Sustentáveis” e “Sistema de Monitoramento Cardíaco com Aviso de Emergência por SMS”. Já os mestrandos trouxeram inovações para deficientes auditivos. Também produziram novos antibióticos a partir de bactérias encontradas em terra de cupinzeiros.

Um grupo de mestrandos da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), descobriu uma variação de cacau que produz fungicida natural contra a vassoura-de-bruxa. Um pesquisador da Universidade do Salvador criou sacolas ecológicas a partir das folhas de coqueiro. Outro pesquisador, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiana, soube como aproveitar o resíduo do processamento da polpa da acerola para a manufatura de pães integrais.

Na categoria “Inventores independentes”, as pesquisas abrangem reciclagem de sola de calçados para fabricação de pisos emborrachados e extração de um herbicida a partir do resíduo líquido do sisal, novo subproduto que pode aumentar o nível de emprego e renda da região sisaleira. Nesta área, os pesquisadores ainda desenvolveram uma máquina de desfibramento de sisal que recupera os resíduos.

Empreendedorismo com inovação

Linha de ação do Programa Empreende Bahia e promovido com o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sect) e Sebrae, o Concurso Idéias Inovadoras reforça o incentivo no estado ao empreendedorismo aliado à inovação ao promover a participação da comunidade acadêmica e tecnológica e premiar seus melhores projetos.

A segunda edição do evento é realizada pela Fapesb, em parceria com a Secti e a Secretaria de Planejamento (Seplan) e com o apoio do Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Ba), do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), do sistema Federação das Indústrias do Estado da Bahi (Fieb). Mais informações nos sites da Fapesb (www.fapesb.ba.gov.br) e do II Bahiatec (http://bahiatec.fapesb.ba.gov.br).