Melhoria da qualidade da cachaça, inclusão social de mulheres via incentivo à produção de licuri, desenvolvimento sustentável nos sertões e controle de moscas-das-frutas nos polos de fruticultura. Esses são os temas das pesquisas que serão apresentadas, por meio de pôsteres, no BahiaTec – Feira de Tecnologia e Simpósio Internacional de Inovação. Focada no tema “Semiárido: Inovação para o Desenvolvimento Sustentável”, a segunda edição do evento será realizada desta quarta a sexta-feira (18 a 20), no Othon Bahia Hotel, em Salvador.

Os projetos, desenvolvidos por pesquisadores ligados a instituições baianas científicas, tecnológicas e de ensino, contam com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), vinculada à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), por intermédio de um edital específico sobre o semiárido.

Os pôsteres serão exibidos durante todos os dias do BahiaTec, sempre das 9 às 17h, apresentando projetos de pesquisa com resultados parciais ou finais. O coordenador ou algum membro da equipe executora do projeto estará presente durante a exposição para debater e tirar dúvida do público.

O BahiaTec propõe reunir subsídios para incrementar políticas de fortalecimento e desenvolvimento do semiárido brasileiro. Também visa criar articulações regionais, nacionais e internacionais que permitam a troca de experiências exitosas, especialmente referentes às inovações tecnológicas entre os distintos territórios que convivem em situação de aridez e semiaridez. O Simpósio de Inovação terá palestras nacionais e internacionais e a Feira de Tecnologia, uma exposição de produtos e serviços.

Realizado pela Fapesb, em parceria com a Secti e a Secretaria de Planejamento (Seplan), o evento visa também integrar as áreas acadêmica, empresarial e governamental de modo a fomentar a tecnologia e a inovação, apresentando casos de sucesso do Brasil e de outros países.

A realização conta ainda com o apoio do Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Ba), Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).