Ser comunicativo, paciente e cordial. Essas são algumas características necessárias a um recepcionista de hotel, pontuadas pela diretora de Recursos Humanos do Portobello Hotel, Edna Sena, a 125 jovens de Salvador, participantes de uma vivência profissional do Projeto Juventude Cidadã no estabelecimento, em Ondina.

Iniciativa da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o projeto foi executado, nesta quinta-feira (5), pela Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), como parte do projeto de qualificação profissional que envolve um total de 480 jovens dos bairros de São Cristovão, Paripe e Tancredo Neves.

A aluna Aline Oliveira, 18 anos, do bairro de Tancredo Neves, disse que o curso e a visita serviram para reforçar a sua escolha profissional. “Sempre quis trabalhar diretamente com pessoas e, na função de recepcionista de hotel, temos esta oportunidade”.

Para Jadson Moreira, 18, o Juventude Cidadã chegou na hora certa. “Pretendo fazer faculdade de Turismo e esta oportunidade foi como uma luva”. Ele disse que ficou impressionado com as instalações do hotel. “Não imaginava quartos tão bonitos em um hotel desse porte”.

O instrutor do curso, Jorge Piaggio, afirmou que, na visita, “os jovens aprendem a identificar a tipologia hoteleira, distinguir os hotéis que são bussines ou comercial, se são para lazer e para saúde (Spas), e a variedade de opções que o turismo oferece”. Segundo ele, “técnicas de atendimento e comunicação também são conteúdo dos módulos de aprendizagem”.

A atividade realizada no Portobelo Hotel integra a linha de ação "Qualificação Social e Profissional", que compreende planejamento, visita técnica e sistematização da experiência. A metodologia adotada pela Flem baseia-se na realização de oficinas nas quais os jovens são estimulados à reflexão, ao estabelecimento de relações entre a teoria e a prática e ao exercício de novas práticas de comportamento.

Os jovens que participam do projeto tiveram oportunidade de escolher entre cinco modalidades de cursos – auxiliar de escritório, atendente de farmácia, recepcionista de hotel com noções de inglês, operador de telemarketing e auxiliar de cozinha.

Projeto

O Juventude Cidadã é uma ação no âmbito do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego (Pnpe), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em parceria com o Governo do Estado, por meio da Setre. Foi criado com objetivo de contribuir com a inserção de jovens no mundo do trabalho, na faixa etária de 16 e 24 anos.

Desenvolvido por meio de ações de valorização dos direitos humanos e cidadania, o projeto beneficia 10.665 jovens baianos, membros de famílias com renda mensal per capita de até meio salário mínimo, matriculados regularmente na rede pública de ensino fundamental ou médio ou em cursos de educação de jovens e adultos.

Nesta etapa do projeto, foram parceiros a Caraíba Metais, a Fundação Odebrecht, a Contax, a Faculdade Dom Pedro II, as Farmácias Pague Menos e Home Care, o Restaurante Amado e o Mercado do Peixe.