Palestras sobre motivação, desenvolvimento de carreira e perfil profissional marcam o encerramento da qualificação profissional e início da preparação para a inserção dos jovens integrantes da quarta etapa do Projeto Juventude Cidadã no mercado de trabalho. O evento para os 480 jovens do projeto será realizado nesta quinta-feira (12), no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), nos dois turnos, com a participação do professor Piotr Zalkowtisch.

Além das palestras, haverá esquetes com atores profissionais sobre os cursos de qualificação que foram oferecidos: auxiliar de cozinha e de escritório, atendente de farmácia, operador de telemarketing e recepcionista de hotel com noções de inglês.

Implementado na Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o Projeto Juventude Cidadã é voltado para jovens entre 16 e 24 anos, estudantes da rede pública, cursando o ensino médio ou que tenham concluído o 2º grau, e já certificou quase sete mil jovens de família com renda per capita de até meio salário mínimo.

Programa

Nesta 4ª etapa, o projeto ofereceu 4.000 vagas incluindo cursos de construção civil, turismo, instalação elétrica, telemática, soldador, caldeireiro, administração, meio ambiente e alimentação. As 400 horas de atividades foram divididas em quatro módulos, Cidadania e Direitos Humanos (100 horas), Qualificação Profissional (200 horas), Orientação para o Serviço Civil Voluntário (25 horas) e preparação para inserção no mundo do trabalho (75 horas).

O jovem integrante do Projeto Juventude Cidadã, para ter direito ao certificado de conclusão, precisa participar de 75% das horas de qualificação social e profissional, além de continuar frequentando regularmente a sua escola. O programa tem como parceiros as prefeituras municipais e as entidades executoras como a Flem, que realizam as ações de qualificação social e profissional.