A Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) tem agora uma representante oficial no Estado. Foi formalizada, esta semana, a Comissão Abeta Bahia, para promover o desenvolvimento sustentável e a organização do turismo de aventura e do ecoturismo no estado. Oito empresas deste segmento turístico participam da Comissão. Para dirigir as atividades na Bahia, foi eleita a Coordenação Executiva, representada por seis membros do trade turístico do Estado.

Para integrar a Comissão Abeta Bahia, a empresa de Ecoturismo e Turismo de Aventura deve se associar à Abeta Nacional. Informações podem ser obtidas pelo site www.abeta.com.br, pelo e-mail associados@abeta.com.br ou pelo telefone (31) 3261-5707.

A Abeta Nacional possui mais de 259 associados, presentes em 24 estados brasileiros e 15 comissões regionais formalizadas. A proposta é ampliar a base de associados e estimular a oferta segura e responsável de atividades, apostando em ações de qualificação e promoção nacional e internacional, além da realização de um encontro anual das principais lideranças do segmento de Turismo de Aventura do mundo, o Abeta Summit.

Outras ações de sucesso são o Programa Aventura Segura, maior iniciativa de organização e desenvolvimento dos segmentos de Ecoturismo e Turismo de Aventura no País.

Iniciativa

O projeto é uma iniciativa do Ministério do Turismo, em parceira com o Sebrae Nacional, executado e liderado pela Abeta. A Campanha do Consumo Consciente de Turismo de Aventura tem o objetivo de levar informação à imprensa, operadoras, agências de viagem, guias, condutores e ao consumidor final.

Entre os principais desafios da entidade estão a excelência empresarial no turismo de aventura, crescimento do mercado, alcance e projeção internacional, qualificação dos profissionais, implementação da cultura da gestão da segurança e do mínimo impacto em ambientes naturais.