A virada do ano na capital baiana deve ser uma das mais concorridas do Brasil. A constatação foi do portal G1, da Globo.com, que aponta a cidade como um dos principais destinos do país para esse Réveillon. As principais opções em Salvador são a tradicional festa no Farol da Barra e as dezenas de comemorações particulares espalhadas por clubes, hotéis e casas de show da cidade.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-BA), Ernani Petinatti, já há muitas reservas confirmadas para o período e a tendência é que essa quantidade aumente até a segunda semana do próximo mês. “Um dos trunfos deste ano foi a escolha da Bahia como o principal destino turístico nacional, em pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo. Isto, certamente, influencia muito na escolha do público”, avalia.

O secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, acredita que a antecipação da campanha publicitária, batizada de Pré-verão e veiculada nos principais estados emissivos de visitantes, vai ajudar a impulsionar as vendas de pacotes para o fim do ano no estado.

O operador de turismo, Sildemar Pelucci, confirma o sucesso do Reveillon baiano e disse que deve vender 30% a mais que no ano passado. Segundo ele, já há uma dificuldade em encontrar vagas disponíveis nos hotéis de alto padrão da capital. “Temos clientes diversificados de todas as regiões do país. São pessoas de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e também de estados do Norte e do Nordeste”, conta.

A operadora de Pelucci possui sete filiais e agrega mais de 3 mil agentes de viagem em todo o país. “Nós investimos uma média de R$ 500 mil por ano na contratação de empresas de receptivo na Bahia”, explica.

Pelucci também apontou que os pacotes adquiridos pelos seus clientes para a virada do ano na Bahia variam de R$ 1,6 mil a R$ 13 mil. “Tem o caso de uma família, por exemplo, que chegará com 12 pessoas, com o investimento total de R$170 mil num pacote de sete dias”.

Divulgação intensa

O diretor de Relações Nacionais da Bahiatursa, Fernando Ferrero, afirmou que o Governo do Estado tem atuado nos principais estados emissores de turistas com a capacitação de agentes e operadores e a divulgação do estado em feiras e eventos por todo o país. “Recentemente, estivemos na Feira das Américas, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, Gramado, no Rio Grande do Sul, e agora participaremos da Feira dos Estados, no Distrito Federal”, disse.