Até março de 2010, o sistema de esgotamento sanitário das localidades de Monte Gordo, Guarajuba, Itacimirim e Barra do Pojuca estará concluído. A maior parte da estrutura prevista já está pronta e, em breve, todos os imóveis serão ligados à rede coletora de esgoto. A Embasa, dentro do Programa Água para Todos, está investindo R$ 31 milhões provenientes do PAC Saneamento.

Atualmente, os esgotos domésticos de algumas dessas localidades, como Guarajuba e Itacimirim, são destinados a fossas sépticas. Em outros locais, como Monte Gordo e Barra do Pojuca, os esgotos correm a céu aberto, causando transtornos aos moradores. Com a coleta e tratamento adequado dos efluentes, a obra vai garantir saúde e qualidade de vida para 31 mil pessoas entre nativos e veranistas.

A expectativa de conclusão dos trabalhos traz otimismo para a população local. “O esgoto passa aqui na porta da escola, as crianças brincam por cima dele, e pegam algumas doenças. Têm dias que não conseguimos comer, por causa do mau cheiro. Com a obra, vai acabar tudo isso, eles vão comer direito, não vão ficar expostos à sujeira e vão produzir mais na sala de aula”, disse a professora Dinaílda Baldoíno, 28 anos, da Escolinha Estrela Brilhante, localizada na Comunidade da Cascalheira, em Monte Gordo.

Sistema

Ao todo, a Embasa está implantando 71,2 quilômetros de rede coletora, 13,4 quilômetros de linha de recalque, 17 estações elevatórias e uma estação de tratamento, em Barra do Pojuca, com capacidade para tratar os efluentes das quatro localidades e atender a mais de cinco mil ligações.
A estação terá caixa de areia, digestor anaeróbio (Dafa), quatro lagoas de tratamento e leito de secagem para destinação adequada do lodo residual. O efluente tratado, livre de carga poluidora, será lançado no Rio Pojuca sem risco de degradação ambiental.