Em palestra ministrada, nesta quarta-feira (2), na Faculdade de Filosofia da Universidade Federal da Bahia (Ufba), o ministro de Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), Patrus Ananias, afirmou que a Bahia está entre os estados mais alinhados às políticas públicas nacionais implementadas pelo governo Lula. “Todos os nossos programas estão presentes aqui e estamos consolidando e ampliando essas parcerias”.

Ananias ressaltou que, em ações integradas de parceria com o governo estadual – “que vem dando uma grande atenção às questões sociais” – o MDS está investindo, por ano, R$ 3,9 bilhões. Diante dos resultados apresentados, os recursos destinados ao estado, segundo o ministro, “certamente vão continuar crescendo para que possamos fazer da Bahia e de todo Brasil um espaço mais justo e mais comprometido com os valores da vida”.

Durante a apresentação, Ananias fez uma síntese das ações implementadas pelo MDS que, de acordo com ele, estão se tornando uma referência internacional e despertando o interesse do mundo inteiro, ante os avanços na área social. “Estamos consolidando um conjunto de ações integradas de proteção e promoção dos pobres. E, assim, conciliando a estabilidade, o crescimento econômico e vigorosas políticas de inclusão e justiça social”.

A Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza (Sedes), está seguindo o exemplo nacional, estando entre os estados que mais recebem e aplicam recursos provenientes do MDS. O ministro destacou que 1,6 milhão de famílias baianas recebem o Bolsa Família.

Além disso, 97,6 mil crianças participam do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e mais de 160 mil deficientes pobres e 159 mil idosos acima de 65 anos recebem o Benefício de Prestação Continuada, o BPC, no valor de um salário mínimo.

“Aqui, temos ainda o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), também conhecido como o programa da compra direta, beneficiando mais de 2,5 mil pequenos agricultores”, ressaltou Ananias, entre outras ações desenvolvidas no estado.