A edição 2009 do Programa de Melhoria da Saúde Materna e Neonatal, realizado pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), foi encerrada nesta quinta-feira (17), na Sala do Coro do Teatro Castro Alves. O saldo positivo é resultado de um amplo trabalho elaborado para a conscientização da gestante.

“Fazemos a concessão do enxoval, mas também cobramos a realização do pré-natal. O programa busca plantar a semente da responsabilidade materna, ensinar que ter filho não é só colocá-lo no mundo, mas que é preciso dar toda assistência, amamentação e vacinas”, comentou a presidente das VSBA, Fátima Mendonça.

Desde o início da atual gestão, o Programa já atendeu, na capital, em torno de duas mil mulheres em situação de vulnerabilidade social, que participaram de ações socioeducativas como palestras sobre amamentação, métodos contraceptivos e cuidados pós-parto. Para receber os enxovais, as gestantes inscritas no Programa de Melhoria da Saúde Materna e Neonatal cumprem a principal exigência da iniciativa – a realização do pré-natal.

Grávida do seu segundo filho, Gilmara Ferreira foi uma das contempladas com a entrega de enxovais. Para ela, a ação veio em uma boa hora. “Eu não tenho condição nenhuma de comprar nem um par de sapatinhos. Essa oportunidade foi, graças a Deus, o melhor presente de Natal que eu poderia ganhar porque meu bebê vai ter as coisas necessárias sem que eu precise gastar nada”.

Cada enxoval é composto de banheira, colchão, fraldas de tecido, fraldas descartáveis, lençóis, cueiros, toalha de banho, roupinhas, pares de sapato e produtos higiênicos. Na ocasião, foram sorteados ainda dois carrinhos de bebê.