A Empresa Gráfica da Bahia (Egba) é uma das quatro primeiras imprensas oficiais do país a ter aderido à Rede de Boletins Oficiais Americanos (Redboa), que reúne instituições do gênero da Argentina, do Chile e México. A organização tem o propósito de estabelecer uma cooperação multilateral para promover o conhecimento da legislação de cada país membro, facilitando o comércio internacional e os investimentos estrangeiros nos países da região. O lançamento da rede foi um dos destaques da 43ª Reunião de Imprensas Oficiais, realizada no início deste mês, em Salvador.

Promovido pela Associação Brasileira de Imprensas Oficiais (Abio), o evento teve a Egba como empresa anfitriã e foi realizado em paralelo à 14ª Abio Técnica, encontro que promoveu o debate de temas de interesse comum entre as instituições associadas, dentre eles, os avanços tecnológicos, novos marcos regulatórios e a reestruturação face às novas ferramentas disponíveis na internet para melhor prestação dos serviços pelas imprensas oficiais. O diretor-geral da Egba, Luiz Gonzaga Fraga de Andrade, destacou como os presidentes das imprensas oficiais avaliaram os eventos realizados em Salvador. “Bem planejados e produtivos para facilitar a troca de experiências”.

A Egba apresentou dois temas, retratando os desafios e benefícios de ser a primeira imprensa oficial a ter, há sete anos, todos os seus produtos certificados pela norma ISO 9001 – a empresa foi recertificada em novembro deste ano –, além de debater aspectos técnicos do processo de informatização do orçamento e Programação de Controle de Produção (PCP).

Outro destaque da 43ª Reunião da Abio foi a assinatura do Termo de Compromisso de Cooperação Técnica entre as imprensas oficiais de Pernambuco e de São Paulo. A pioneira nesse tipo de compromisso foi a imprensa de Alagoas (Cepal), que já afirmou desejo de estabelecer cooperação com a Bahia. “A Egba é fonte de inspiração para as imprensas oficiais e merece destaque a reformulação do seu parque gráfico, que vem sendo empreendida nos últimos anos”, frisa o presidente da Cepal, Marcos Kummer.

No último dia da programação, foram lançadas também as bases para retomar a realização do Fórum das Imprensas Oficiais de Língua Portuguesa, previsto para acontecer no mês de agosto de 2010, em São Paulo.