A nova e promissora geração do rock’n roll baiano se apresentará neste mês de dezembro no Centro Histórico de Salvador. Os riffs eletrizantes das guitarras dos principais grupos do gênero do Estado prometem levar uma legião de fãs ao Pelourinho. Bandas como Ronei Jorge e os Ladrões de Bicicleta, Cascadura e Retrofoguetes, todas com destaque no mercado fonográfico nacional, irão mostrar o que o rock baiano tem. As apresentações contam com o apoio do Pelourinho Cultural, programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Ronei Jorge e os Ladrões de Bicicleta abrem a programação nesta sexta-feira (18), no Largo Tereza Batista, às 21h. O quarteto é formado por Ronei Jorge (voz e guitarra), Edson Rosa (guitarra e vocal), Sérgio Kopinski (baixo e vocal) e Maurício Pedrão (bateria). O som da banda mescla elementos da música popular brasileira – sobretudo o samba – com o rock, através de arranjos bem cuidados e melodias cativantes.

No domingo (20), no Largo Tereza Batista, às 18h, quem sobe ao palco é a banda Cascadura. A apresentação marcará o lançamento do DVD Efeito Bogary, que contém um documentário que conta como foi concebido e gravado o álbum Bogary, que atingiu a marca de 10 mil discos vendidos. O filme foi dirigido pelos cineastas baianos Renato Gaiarsa e Rodrigo Luna. “O show vai ser uma celebração em torno desse lançamento, que demandou nosso retorno de São Paulo para Salvador”, conta Fábio Cascadura, vocalista da banda. “No documentário constam depoimentos de grandes artistas e parceiros que contribuíram e incentivaram esse nosso projeto, como Lobão, Nando Reis e Pitty”, revela.

Para encerrar a programação, o Retrofoguetes apresentará o seu inconfundível surf music/rockabilly no Largo Tereza Batista, na terça-feira (22), às 21h. Na ocasião, o público vai poder conferir as composições do disco Chachachá, lançado recentemente. O álbum reflete uma ampliação da linguagem do grupo, com referências da literatura, cinema e HQs de ficção científica, além de musicalidade que remete à polca, rockabilly e música circense. O resultado é uma música pop bem-humorada e extremamente visual, como na trilha sonora de um filme imaginário, que tem ainda influências do mambo, tango, música italiana e swing jazz. O trio instrumental baiano é formado por Morotó Slim, na guitarra, CH, no baixo, e Rex, na bateria.

Serviço

O quê: Rock’n roll baiano no Pelô
Quando: Ronei Jorge e os Ladrões de Bicicleta, dia 18/12, às 21h: ; Cascadura, dia 20/12, às 18h e Retrofoguetes, dia 22/12, às 21h
Onde: Largo Tereza Batista, Pelourinho
Quanto: Grátis