A 3ª edição do projeto Sarau Bem Legal, um evento mensal promovido pela Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, será neste domingo (20), às 11h, centrado num recital de poesia realizado por crianças e adolescentes. Aberta aos domingos desde julho de 2009, a biblioteca tem se tornado um importante espaço de cultura e lazer para toda a família, com uma variada programação cultural.

Como anfitrião do projeto, o grupo residente Este Tal Recital abre a programação, fazendo uma intervenção para aquecer a manhã poética. Logo em seguida, é a vez do grupo Calabar Força Total, da Biblioteca Comunitária do Calabar, que tem, na sua formação, crianças de 6 a 12 anos. Ainda durante o Sarau, um grafiteiro convidado faz sua participação retratando um poeta homenageado.

O Sarau Bem Legal tem projetado para seu primeiro ano de realização, a participação de um grupo de poesia convidado a cada edição, sempre antecedidos pelo grupo residente Este Tal Recital. Além dos recitais, a cada mês, haverá a execução de um grafite ao vivo, retratando poetas brasileiros.

Ao final do primeiro ciclo de 12 meses, o objetivo é a realização de uma exposição pública com os painéis confeccionados e um grande encontro com os grupos que participaram dos saraus ao longo do ano (Outubro/09 – Outubro/10). Além da poesia e do grafite, o projeto está em processo de captação para publicação de um livro-reportagem que registre textos, fotos e grafites do projeto.

O grupo Este Tal Recital de poesia foi formado em setembro de 2009, composto por crianças entre 8 e 11 anos e está sediado na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato. Sua estreia foi juntamente com o Sarau, em outubro passado, com o recital Leminskianas Baianas.

A cada edição do projeto, o grupo estará abrindo a programação para convidados, com apresentações de poesias infantis e infanto-juvenis. O Sarau Bem Legal tem a coordenação do professor da UCSal e ativista do coletivo Blackitude Hip Hop, Nelson Maca.