A Galeota Gratidão do Povo recebeu os últimos retoques para a tradicional festa de Bom Jesus dos Navegantes, uma das mais populares e antigas da Bahia, nesta sexta-feira (1º). A embarcação, que fará o percurso desde o cais do Segundo Distrito Naval até a Praia de Boa Viagem, levando a imagem de Nosso Senhor dos Navegantes pelas águas da Baía de Todos-os-Santos, passa por restauração em pequenos detalhes como pintura e reparos.

A festa, que é de origem portuguesa, acontece em Salvador desde o século 18, sendo uma iniciativa dos marinheiros que faziam longas viagens pelo Oceano Atlântico, contornando a costa africana. “É uma festa realizada pelo povo do mar – pescadores, marinheiros, surfistas e também por curiosos, turistas”, diz o historiador da Secretaria de Turismo da Bahia, Manuel Passos.

Reformada todos os anos, a Galeota leva a imagem de Nosso Senhor dos Navegantes desde 1811, quando foi construída. A primeira embarcação utilizada nas festas afundou. “A atual Galeota é bem latina, ela não funciona com velas, e sim com remos”, ressalta Passos. O colorido da festa é o que mais chama a atenção, principalmente a chamada colcha de retalhos das embarcações.

Para Manuel Passos, Bom Jesus dos Navegantes, que abre o calendário de festas de largo, faz parte da cultura baiana, a exemplo do 2 de Julho. “É emblemática, representa muito bem a identidade cultural da Bahia”.

O evento acontece nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro e é precedido por tríduo, missa solene e festa de largo. A procissão marítima, que envolve personagens e locais sagrados, remete aos Dramas Litúrgicos, iniciados na Idade Média. Mais informações sobre as festas populares da Bahia no site verao.bahia.com.br.