A primeira Biblioteca Pública Municipal de Jandaira, resultado da parceria entre o Governo do Estado, por meio da Fundação Pedro Calmon, órgão ligado à Secretaria Estadual de Cultura (Secult), e o Ministério da Cultura e prefeitura municipal, será inaugurada nesta sexta-feira (11), às 9h.

A população da cidade terá acesso a um acervo de aproximadamente três mil livros, como literatura infantojuvenil, romances, livros de pesquisas e obras sobre filosofia e literatura. O espaço contempla uma videoteca, uma sala para estudos e uma brinquedoteca para os leitores infantis.

O Governo do Estado iniciou a atual gestão com mais de 20% dos municípios sem bibliotecas públicas municipais. A Fundação Pedro Calmon/Secult, por meio de parceria com o projeto Livro Aberto, do Ministério da Cultura, e com governos municipais, busca alcançar a meta de zerar, até o primeiro semestre de 2010, o número de municípios baianos sem biblioteca pública.

Desde 2007, a Fundação Pedro Calmon já implantou 68 bibliotecas públicas municipais modernizadas, informatizadas e dotadas de equipamentos eletrônicos, além de um rico acervo de obras literárias dos mais diversos gêneros. Em todas as implantações, gestores e funcionários das bibliotecas municipais são capacitados e treinados por técnicos da fundação, em aspectos como atendimento, informatização, organização e conservação dos acervos.

Avanço

Atualmente 359 municípios baianos possuem bibliotecas. Dos 58 que não possuem este equipamento, 54 já foram contempladas com o Programa Livro Aberto. Já estão agendadas outras 10 implantações para janeiro de 2010.

Neste ano, também foi inaugurada uma biblioteca especializada em poesia, no município de Cabaceiras do Paraguaçu, onde nasceu o poeta Castro Alves. Em todas as implantações, gestores e funcionários das bibliotecas municipais são capacitados e treinados por técnicos da FPC, em aspectos como atendimento, informatização, organização e conservação dos acervos.

Seis Espaços de Leitura foram implantados durante o ano, três em unidades prisionais – Conjunto Penal de Juazeiro, Presídio de Esplanada e Conjunto Penal de Teixeira de Freitas -, um na Escola Aloísio Fonseca, no município de Guaibim, um no Instituto de Desenvolvimento Sustentável do baixo sul da Bahia, em Ituberá, e um no Sultão das Matas, em Salvador. O projeto conta com um acervo de 400 exemplares de livros, para cada unidade, e tem como objetivo promover a leitura, como medida sócio-educativa.