Mais de 1.500 pessoas reuniram-se na Praça das Artes, na noite de sábado (26), para prestigiar a mistura de ritmos do projeto “Natal Remix” – uma iniciativa do Pelourinho Cultural, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. A programação contou com os shows de Emerson Taquari, Paulo Moura & Armandinho, Ministereo Público, VJ De France, além do Terno dos Astros e da Filarmônica de Fred Dantas, que se apresentaram nas ruas e largo do Pelourinho. O “Natal Remix” levou para o Centro Histórico, durante cinco dias de programação, grandes nomes da música instrumental, como o pianista Vitor Araújo, a cantora Badi Assad e o Grupo Garagem, além de representantes da cena eletrônica baiana e nacional, a exemplo do DJ Dolores.

O Pelourinho recebeu a apresentação contagiante do Terno dos Astros, com personagens que homenageavam o Menino Jesus. Crianças e adultos representavam ciganas, anjos e reis magos, enquanto uma banda entoava canções natalinas. “Para nós é muito gratificante apresentar o terno aqui, para um público tão grande. Isto torna a tradição mais conhecida”, afirmou entusiasmada Marinalva Faria, coordenadora do Terno dos Astros. A Filarmônica de Fred Dantas apresentou canções natalinas para embalar as famílias que acompanhavam a programação. Maria do Rosário, que reuniu a família para conferir a decoração de Natal na cidade, foi surpreendida pelo show do maestro Fred Dantas. “Estávamos de passeio e nos deparamos com esta linda apresentação. Uma programação como esta valoriza Salvador e nos dá orgulho de morar aqui”, declarou durante o espetáculo que durou cerca de duas horas.

Na Praça das Artes o percussionista e compositor Emerson Taquari subiu ao palco para apresentar o show Pandeirando. Músicas como Manga Espada, Na Glória, Ta Buão e Merenguay agitaram a plateia formada por centenas de pessoas. O show marcou o lançamento do videoclipe Bacubahia, dirigido por Giovana Povoas, produtora de Emerson. “Gosto muito aqui do Pelourinho e fico feliz de lançar o videoclipe num evento como este, para um público tão aberto e com a cara do Emerson”, afirmou Giovana após a exibição do vídeo.

O show de Emerson acabou em clima de festa, mas a noite ainda reservava muitas surpresas ao público. Paulo Moura, clarinetista e saxofonista, e Armandinho, instrumentista, cantor e compositor, apresentaram ao público o trabalho recém-lançado pela dupla: o cd ao vivo Afrobossanova. O projeto, uma homenagem a Tom Jobim, encantou o público, que retribuiu cada melodia com aplausos calorosos. “É enriquecedor tocar com Armandinho, ele é um homem de muita criatividade. É também uma oportunidade de fazermos coisas interessantes”, afirmou Paulo Moura antes de subir ao palco.

O ponto alto do show ficou por conta da música “Chega de Saudade”, cantada em coro por todos que assistiam a apresentação. “Estou maravilhada. É um verdadeiro presente de Natal”, revelou Joana Flores, 40 anos, que contemplava o espetáculo. Armandinho também relembrou alguns sucessos do carnaval e fez todo o público dançar. “O projeto Natal Remix é maravilhoso. Trazer para uma praça lotada a música instrumental é uma oportunidade única. Um projeto deste porte contribui muito para a divulgação da música instrumental brasileira”, declarou o músico após deixar o palco.

Na plateia, o maestro Bonny Souza acompanhou todo o show e ficou deslumbrado com a estrutura da praça. “Também estive aqui ontem e achei muito legal o Natal Remix. A praça está linda e daqui até o fim do verão este espaço vai fazer ainda mais sucesso”, disse. O secretário extraordinário da Indústria Naval e Portuária, Roberto Benjamim, também esteve presente no evento e falou sobre a importância do projeto. “É uma oportunidade para os artistas se comunicarem com a população através dos seus trabalhos. O Pelourinho é a cara de Bahia e este projeto mostra a cidade pulsando”, destacou.

Para encerrar a noite, a apresentação do grupo Ministereo Público e do VJ De France contou com uma praça lotada por um público que não parava de dançar ao som de reggae, ragga, jungle e dub. “Sempre tivemos vontade de tocar na Praça das Artes e o convite para participar desta programação nos deixou muito feliz”, afirmou o DJ Raiz, um dos integrantes do coletivo. O show contou com as intervenções acústicas de Buguinha Dub e com a participação especial de Russo Passapusso.

O Projeto 

O Natal Remix marca este fim de ano com o estilo e a diversidade cultural característicos do Pelourinho. Diferentes ritmos e talentos uniram-se para mixar tradição e contemporaneidade numa programação especial, que teve início na última terça-feira (22), e atraiu grande público às ruas e largos do Pelourinho.

“Estamos satisfeitos com o resultado deste projeto. O Natal Remix consolida a Praça das Artes como espaço para eventos especiais e o público respondeu, mais uma vez, de forma positiva à diversidade da nossa programação. Nestes cinco dias, recebemos pessoas de todas as idades e estilos”, ressaltou Ivanna Soutto, diretora do Pelourinho Cultural, ao lado da filha.

Mais informações sobre o Natal Remix e sobre a programação de janeiro no site do Pelourinho Cultural pelo endereço www.pelourinho.ba.gov.br.