Nos 61 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que se comemoram no dia 10 deste mês, a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) promove o Direitos Humanos na Praça, das 9 às 17h, na Praça da Piedade.

Durante todo o dia, a população vai dispor de programação especial, com orientação sobre os direitos humanos, através do Núcleo de Direitos Humanos (NUDH), aulas sobre os direitos do consumidor, pelo Procon, e orientação sobre os direitos das pessoas com deficiência, via Coordenação de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Cordef).

A população também terá acesso a serviços de saúde, incluindo orientação sobre sexo seguro e atendimento como aferição de pressão arterial e glicemia capilar.

No local, haverá ainda exposição de artesanato produzido pelos internos das unidades prisionais de Salvador, além de apresentação de capoeira do grupo de deficientes da Apae, às 10h, grupo de coral dos idosos do Cara e Coroa, às 14h30, e apresentação de poesia do grupo RAP, às 15h.

No mesmo dia, acontecerão outros eventos em municípios do interior, como Valença, com o Direitos Humanos na Rua, na praça principal da cidade. Nas escolas públicas de Ipirá, a população terá acesso ao Direitos Humanos na Escola, e em Vitória da Conquista, na sede do NUDH, acontecerá a palestra Educação em Direitos Humanos.