A capital baiana apresentou uma expansão de 3% na atividade econômica em outubro, em relação ao mês de setembro. Na comparação entre os meses de outubro de 2009 e de 2008, o crescimento foi ainda mais expressivo, sendo calculado em 6,2%.

O resultado, obtido pelo Índice de Movimentação Econômica (Imec), calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan), sinaliza que deve haver uma recuperação significativa da atividade econômica no quarto trimestre em Salvador.

No acumulado do ano, de janeiro a outubro deste ano, o índice ainda acumula decréscimo de – 0,7% em relação a igual período do ano anterior. No acumulado dos últimos doze meses, pode-se observar uma retração de -1,2%.

O aumento no nível de emprego na Região Metropolitana de Salvador e a elevação da confiança do consumidor e da expectativa dos empresários, decorrentes de previsões otimistas para a economia baiana, são algumas das causas do bom desempenho da movimentação econômica em Salvador no mês de outubro.