O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), autarquia da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (SICM) e órgão delegado do Inmetro na Bahia, deflagrou neste sábado (dia 12), uma operação para a verificação das bombas dos postos de revenda de combustíveis em Salvador.  O objetivo é medir o volume de álcool, gasolina e diesel indicado na hora do abastecimento e garantir ao consumidor que ele pague a quantidade exata indicada na bomba medidora.

Quatro equipes do Ibametro fiscalizaram postos na Orla, Avenida Paralela, Avenida ACM, Largo do Tanque, Cidade Baixa e Centro da cidade. Em cada posto, a equipe técnica do Ibametro verificou todas as bombas de medição, observou se estão devidamente lacradas com o selo e fez a medição de álcool, gasolina e diesel utilizando o medidor padrão de 20 litros.

Tolerância

Na medição do combustível, é tolerada a redução de 0,5% por litro do produto. Isso acontece porque a temperatura provoca dilatação/retração do combustível, modificando o volume. É considerada irregularidade quando há mais de 100 ml a menos por cada 20 livros.

De janeiro a novembro deste ano, o Ibametro fiscalizou 180 postos de revenda de combustíveis em Salvador. Foram verificadas 2.911 bombas medidoras, sendo 2.838 aprovadas e 73 reprovadas, ou seja, 2,5% do total.

O diretor-geral do Ibametro, Eduardo Sampaio, informa que este tipo de fiscalização faz parte da rotina do órgão, mas a atuação será ampliada para os finais de semana e períodos noturnos. A orientação é que, em caso de suspeita, o consumidor faça a denúncia pelo Disque Ibametro: 0800 071 1888. A identidade do denunciante é preservada e os fiscais atenderão a solicitação no prazo máximo de cinco dias úteis.