O Projeto Cinemação, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), vai representar o Brasil no Congresso Iberoamericano de Arte/Educação, no México, em 2010. O Cinemação foi escolhido durante o Encontro Nacional de Arte/Educação, Cultura e Cidadania, que foi realizado em Belo Horizonte até o dia 28 de novembro.

O Projeto concorria com outras 4 experiências na categoria, que abrange projetos executados por universidades, institutos e centros federais de educação tecnológica, secretarias estaduais e municipais de educação e secretarias estaduais e municipais de cultura. O Projeto Artes Visuais Estudantis (AVE), também desenvolvido pela mesma secretaria, era um dos 4 concorrentes.

A Convocatória de Arte/Educação, Cultura e Cidadania, no Brasil, é resultado de uma associação entre o Ministério da Educação, o Ministério da Cultura e a Organização dos Estados Iberoamericanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).

Cinemação

Fundamentado na utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação para a Educação, abrange cerca de 580 estudantes de 9 escolas de Salvador, que têm acesso às oficinas de cinema e educação, argumento e roteiro, edição, projeto de educomunicação, técnicas de filmagem e cinema de animação/simulações.