Uma caminhada pela paz e uma demonstração de que, quando a escola e a comunidade estão próximos, todos saem ganhando. É com este propósito que os estudantes do Centro Educacional Edgard Santos se unem a membros da comunidade do Garcia, Fazenda Garcia, a representantes do movimento negro, de entidades religiosas e de associações de moradores, neste (19), na 10ª Caminhada Zumbi/Dandara/Zumbi.

Com o tema A paz e a não-violência só se constrói com inclusão social, o movimento sairá do centro educacional, na rua Prediliano Pitta, até o Largo da Fazenda Garcia, com os integrantes amarrando laços brancos e soltando pombos como uma forma de simbolizar a paz. A caminhada será embalada pelo afoxé do grupo cultural Luaê.

“No nosso bairro havia muita briga do tráfico por espaço, os alunos queriam sair da escola, os professores não queriam dar aula aqui e chegou até a ser cogitado o fechamento da unidade. Depois que levantamos a bandeira da paz, isso reduziu bastante”, explica a coordenadora da unidade escolar, Edenice Santana, acrescentando que a caminhada é um momento de abrir as portas para a comunidade adentrar o espaço escolar e fortalecer o vínculo com a escola.

Programação 

A caminhada integra o projeto Revolta dos Búzios, atendendo à Lei 10.139, que determina o ensino da cultura afrobrasileira nas escolas. “O projeto não visa apenas tratar a questão racial. Com ele, conseguimos abraçar uma leitura de mundo para construirmos uma sociedade mais justa, igualitária e sem preconceito. Ele dá oportunidade para os estudantes identificarem os seus referenciais históricos”, informa a coordenadora pedagógica.

Antes do movimento pela paz ganhar as ruas do bairro, os participantes terão o momento do ajeum – comida em Iorubá –, onde será servida uma feijoada com 15 quilos de feijão. Após a caminhada, a programação abre espaço para as atividades culturais, com direito a homenagens aos alunos talentos, aos concluintes do ensino médio e desfile para escolha das Pérolas Negras 2009, onde concorrerão alunos negros do sexo masculino e feminino.