O cobrador de transporte coletivo, Alexnaldo de Oliveira, 34, e sua esposa começaram a mudar o rumo da vida profissional, nesta sexta-feira (18). Eles foram sorteados para uma das 6.810 vagas de cursos técnicos oferecido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

“Estou muito feliz, é uma oportunidade única, pretendo, no futuro, deixar de exercer a função de cobrador e ter realmente uma profissão. Quero abrir um restaurante com minha esposa”, declarou Oliveira, que já se dedica à culinária nos momentos de lazer e escolheu o curso de Cozinha.

O sorteio eletrônico “é um processo democrático que dá oportunidade para que os estudantes participem de forma igual, sem a intervenção da mão humana”, esclareceu o superintendente de Educação Profissional, Almerico Lima.

A espera valeu a pena para a assistente de biblioteca, Rosângela Miranda, 29, que foi sorteada para o curso noturno de Enfermagem. “Vai enriquecer meu currículo e vou poder ter uma base para minha futura graduação. Além disso, o curso técnico já dá oportunidade de atuar mais rápido no mercado de trabalho”.

Para garantir a lisura do processo, representantes da Procuradoria Geral do Estado (PGE), Tribunal de Contas do Estado e Advocacia Geral da União acompanharam todas as etapas. A procuradora assistente, Vanesca Politano, destacou a importância da iniciativa do Estado de dar oportunidade de incluir socialmente pessoas que não têm como custear o ensino profissional. “O sorteio é justo e atende ao objetivo de preencher as vagas de forma ágil. Se fosse de outra forma, como um concurso, seria mais longo”.

O sorteio é voltado para jovens e trabalhadores que já concluíram o ensino médio ou estão finalizando em 2009. No total, foram mais de 55 mil inscritos. Salvador é o município com maior número de vagas. São cerca de 900 em oito cursos técnicos, sendo Enfermagem o mais concorrido, com 2.817 inscritos para 120 vagas, no Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Anísio Teixeira. Também é o mais concorrido em Feira de Santana – são 5.951 inscritos para 60 vagas, no Ceteb Áureo Filho.

Avanços na Educação profissional

Garantir a educação profissional para que os jovens tenham condições reais de acesso ao mundo do trabalho. Segundo o superintendente de Educação Profissional da SEC, Almerico Lima, este é um dos grandes diferenciais do atual governo com o Plano de Educação Profissional da Bahia. Em apenas três anos, a Bahia saltou de quatro mil vagas em 2006 para mais de 28 mil vagas este ano.

Ele garantiu que em 2010 serão 42 mil vagas. Um incremento de mais de 700% vem mudando o panorama da formação profissional de jovens em todo o estado, que agora são qualificados para o mundo do trabalho.