O programa Multicultura, da Educadora FM 107.5, comemora nesta sexta-feira (04), às 12h, três anos no ar, com transmissão ao vivo pela Rádio Pública da Bahia diretamente do Teatro do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb). Mariene de Castro e Nelson Rufino, Edil Pacheco, Walmir Lima, grupo Barravento e Juliana Ribeiro são algumas das atrações da festa.

Para os ouvintes que quiserem comparecer à festa, a dica é telefonar para o (71) 3116-7407 ou enviar uma mensagem para multicultura.educadora@gmail.com, manifestando o interesse e informando nome completo, RG e bairro onde mora. Depois, é só ficar atento aos sorteios durante o programa.

A edição especial do Multicultura terá duas horas de duração, o dobro do tempo normal, e vai contar ainda com a participação do historiador Ubiratan Castro, diretor-geral da Fundação Pedro Calmon, e do historiador e músico Jaime Sodré, que trarão informações e curiosidades sobre a cultura baiana, especialmente aos costumes ligados à religiosidade, música e festas populares.

À frente do Multicultura desde a primeira edição, a dupla Márcia Moreira e Dóris Pinheiro receberá artistas, produtores, amigos e ouvintes no Teatro do Irdeb para, além de celebrar mais um ano do programa, saudar Iansã e Santa Bárbara, abrindo os festejos do verão baiano.

Pegando o embalo das comemorações ao Dia Nacional do Samba, o Multi terá como anfitriões o grupo Aquarela do Samba, que será a banda base para receber os músicos convidados. “E a festa não para por aí. Este evento abre oficialmente as comemorações dos 40 anos do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia, que terá extensa programação até dezembro de 2010”, pontua a apresentadora Dóris Pinheiro.

Programa aposta em renomado time de 14 comentaristas

Em abril de 2009, o Multicultura reforçou sua equipe de colaboradores com uma série de comentaristas. “Além do factual e das entrevistas e transmissões ao vivo, montamos um time de peso com esses colaboradores”, avalia a jornalista Márcia Moreira, que divide a direção e apresentação do programa com Dóris Pinheiro, além de pilotar um dos quadros – o Alma da Palavra, que ela define como textos pessoais sobre temas universais.

Programação habitual, das 12 às 13h

Segunda-feira: Gereba (Preciosidade), Rita Maia (Pais & Filhos) e Ubiratan Castro (Falando da Bahia)
Terça-feira: Claudius Portugal (Literatura) e Lourival Oliveira (História do Cinema)
Quarta-feira: Cláudio Cajaíba (Teatro), Lígia Aguiar (Artes Visuais) e Nelson Pretto (Conexões)
Quinta-feira: Eugênio Afonso (Ponto G), Milton Bernardes (Gastronomia) e Márcia Moreira (Alma da Palavra)
Sexta-Feira: Messias Bandeira (Música), Dóris Pinheiro (Moda) e Cláudio Marques (Coisa de Cinema)