A Bahiagás, a Embasa e a Petrobahia, numa ação articulada pelo Governo do Estado, doaram, nesta quarta-feira (3), aos atletas de bicicross, Leonardo Gonçalves, Robert Silva e Geraldo Piedade, bicicletas totalmente adaptadas ao peso e tamanho deles, no valor R$ 5 mil cada. A entrega foi feita na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Quinto colocado no Panamericano de Bicicross, disputado em março deste ano, na Colômbia, Geraldo Piedade acredita que com os novos equipamentos o seu rendimento e dos companheiros vai melhorar consideravelmente. “Só para ter a ideia da diferença dos equipamentos, a bicicleta que a gente disputa pesa 18 quilos. A que nós ganhamos hoje pesa oito”.

Além do peso que, segundo o atleta Leonardo Gonçalves, terceiro colocado no campeonato brasileiro de 2009, “facilita a pedalada e o salto, a nova bicicleta é mais resistente e dá maior segurança durante as competições”.

Para o secretário do Esporte, Nilton Vasconcelos, a realização, em setembro, da etapa baiana do campeonato brasileiro, disputado, pela primeira vez, em Salvador, demonstra o compromisso do governo com o esporte. “O próximo passo é cercarmos a Pista Tertuliano Torres, no Corsário, considerada uma das melhores do país”. 

“Com o apoio do Governo do Estado, que custeou as passagens dos nossos atletas, a Bahia conquistou a 3ª colocação por equipes no campeonato brasileiro”, ressalta a presidente da Associação de Bicicross de Salvador (ABS), Carmem Gonçalves.