A Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) realizou, nesta quarta-feira (23), o repasse dos recursos para o pagamento dos salários dos 292 funcionários que atuam nas unidades socioeducativas de privação de liberdade do Estado (Case Cia, Case Salvador e Case Feira), geridas pela Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac).

Eles paralisaram suas atividades, nesta quarta, por não terem recebido o salário referente a novembro. Os vencimentos já foram empenhados e liquidados. Os recursos devem chegar às contas dos funcionários nos próximos dias úteis.

Os profissionais em greve prestam serviço à Fundac, por meio da empresa terceirizada Íntegro. Entre eles estão psicólogos, assistentes sociais, advogados, pedagogos e orientadores de medidas.

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) salienta que as Comunidades de Atendimento Socioeducativo (Cases) administradas pela Fundac continuaram suas atividades normalmente, mesmo com o quadro de funcionários reduzidos, devido à deflagração da paralisação. Familiares realizaram a visita aos internos, durante a manhã, sem imprevistos.

A Sedes explica que, em alguns blogs e sites de notícias, foram disseminadas informações de que internos da Case Salvador estavam “prestes a se rebelar”, o que não aconteceu. Para que as visitas aos adolescentes acontecessem, um esquema de segurança foi montado devido ao período que antecede às comemorações de final de ano e ao desfalque no quadro de funcionários.