Ferramentas e mecanismos para auxiliar na gestão serão passadas para diretores e coordenadores da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), durante o segundo módulo do Curso de Gestão, que vai abordar o tema Administração do Tempo. As aulas começam nesta terça-feira (5) e vão até sexta-feira (8), no Centro de Educação em Direitos Humanos e Assuntos Penais J.J. Calmon de Passos (Cedhap).

Ao todo, serão formados 26 servidores no curso que tem duração de 32 horas, 16 em cada um dos dois módulos, Princípios da Administração para Resultados: Treinamento na Cultura da Gestão com Enfoque em Processos e Administração do Tempo.

No segundo módulo, os servidores serão instruídos a definir prioridades e programar o tempo para atingir metas profissionais e pessoas, adquirir novas atitudes e hábitos para conquistar mais qualidade de vida, planejar as atividades diárias para equilibrar o tempo gasto com trabalho, estudo, família e lazer, gerenciar o tempo de forma inteligente e estabelecer objetivos de alto retorno, aumentar a produtividade no trabalho sem interferir na vida pessoal e utilizar os recursos tecnológicos para ganhar tempo nas atividades diárias.

No primeiro módulo sobre os Princípios da Administração para Resultados: Treinamento na Cultura da Gestão com Enfoque em Processos, que ocorreu no início deste mês, os servidores foram instruídos sobre conceitos de planejamento estratégico, tipos de processos, quais sejam, de apoio, focados no cliente, mediação e gestão, além de gerenciamento, entre outros.

Outro curso em andamento é o de Língua Portuguesa, ministrado para os servidores de nível médio do Procon. As aulas começaram neste mês e vão até janeiro. De acordo com a diretora de Assuntos Especiais, Laura Nogueira, a previsão é que este curso também contemple os servidores de nível superior que atuam no órgão.

Qualificação

No decorrer deste ano, 392 profissionais foram capacitados pelo Procon, entre advogados, atendentes, demais servidores e convidados. Através do Projeto Procon vai às Escolas, o órgão conseguiu formar 152 professores e diretores de escolas estaduais para atuarem como agentes multiplicadores, passando para os respectivos alunos instruções sobre o Código de Defesa do Consumidor.

O órgão também promoveu eventos, como a comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, o lançamento do Cadastro de Reclamações Fundamentadas, o Encontro Estadual de Defesa do Consumidor e o Dia do Crédito Consciente. Além disso, houve a participação em eventos, como a 12ª Semana de Mobilização Científica e a Feira do Empreendedor promovida pelo Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae).