A partir desta quarta-feira (23) deve crescer o movimento de saída dos baianos pela Estação Rodoviária para passar a festa de Natal, sobretudo, no interior estado. A previsão é de que mais de 300 mil pessoas utilizem os ônibus e também as embarcações do sistema Ferry Boat, para quem vai à Ilha de Itaparica.
Pela Rodoviária, a expectativa é de que o movimento seja de 150 mil passageiros. As empresas de ônibus estão disponibilizando 900 horários extras para os usuários, além dos 540 horários normais que, diariamente, ocorrem no terminal. Até às 13h desta terça-feira (22), as empresas já tinham solicitado à Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) a abertura de 320 horários extras.

A Agerba recomenda aos usuários do sistema de transporte intermunicipal que procurem antecipar a compra de passagens para evitar filas nos guichês. “É importante também que o usuário chegue ao terminal, no dia programado para embarque, com pelo menos 20 minutos de antecedência. Nesta época do ano, o tráfego de veículos na região do Iguatemi é intenso e um congestionamento maior no trânsito pode levar o passageiro a perder o horário de embarque”, recomenda o diretor-executivo da Agerba, Aristides Amorim.

Os destinos mais procurados, até o momento, nos guichês das empresas de ônibus são as cidades de Itacaré, Ilhéus, Porto Seguro, Lençóis, Vitória da Conquista, Juazeiros e localidades do Litoral Norte como Praia do Forte, Sauípe e Conde.

Por decisão judicial, a viagem de passageiros em pé no sistema intermunicipal não será permitida. A empresa que não cumprir a determinação pagará multa de R$ 1.778.

Ferry Boat

A concessionária TWB tem previsão de operar com cinco ferries na travessia Salvador-Ilha de Itaparica – “Ivete Sangalo”, “Rio Paraguaçu”, “Maria Bethânia”, “Ipuaçu” e “Agenor Gordilho”. Devem utilizar as embarcações, nos terminais marítimos de São Joaquim e Bom Despacho, 154 mil passageiros e 21.600 veículos.

Os ferries sairão dos terminais de meia em meia hora e enquanto houver demanda estarão em tráfego. A exemplo da Rodoviária, a Agerba manterá equipes de plantão em regime de 24 horas nos terminais do Sistema Ferry Boat. Para esclarecimento de dúvidas e consulta de horários, o usuário pode ligar para o Disk Ferry pelo número (71) 3254–1020.

Por exigência da Agerba, a TWB reforçou o quadro de pessoal de apoio nas áreas de atendimento ao público, manutenção e segurança, que terá também o apoio da Polícia Militar. Reclamações sobre o transporte intermunicipal e Ferry podem ser feitas à Ouvidoria da Agerba, todos os dias da semana, das 7 às 19h, pelo telefone 0800 071 0080 (ligação grátis).