Publicada às 14h20

Atualizada às 18h55

Antigo ponto de concentração de artistas e poetas que ali fizeram músicas e versos, o Mercado de São Miguel, localizado na Baixa dos Sapateiros, será reconstruído pelo Governo do Estado. Conhecido pela comercialização de produtos ligados à tradição afro, pela feijoada e moquecas saboreadas por quem passa no local, o mercado está totalmente degradado, com rachaduras e o comércio abandonado.

Devido à atual situação, dos 160 boxes, apenas 90 continuam funcionando. A reforma é aguardada há 14 anos por comerciantes e moradores da região. No projeto, que, além da reforma do mercado, envolve também a construção da passarela que fará a interligação entre o Centro Histórico e a Avenida Joana Angélica, serão investidos R$ 31 milhões.

“Antes, aqui tinha muito movimento, vendíamos muito. Agora, com esta degradação ninguém quer vir ao mercado. Os boxes ficam vazios, o movimento fraco. Está muito ruim. Esperamos melhoras”, conta Elisabete Conceição Silva, comerciante de produtos religiosos há 30 anos.

Outro que aguarda com expectativa o novo mercado é o comerciante Derivaldo de Santana, conhecido como Deco, 72 anos, proprietário de um restaurante. Há 50 anos, Deco trabalha no mercado e sustentou 10 filhos com o dinheiro das vendas dos quitutes vendidos no seu estabelecimento, herança de seus pais. “A reconstrução é um sonho de todos os comerciantes do mercado. Vamos resgatar o que perdemos. Temos nossas tradições, nossa cultura e queremos mostrar para quem nos visita um mercado bonito, com uma boa infraestrutura”, disse o comerciante.

Licitação

Construído na década de 1950, o mercado antigo será demolido para dar espaço ao novo. A licitação para escolha da empresa construtora deve começar em fevereiro de 2010 e as obras, que terão duração de 12 meses, serão iniciadas em abril do próximo ano. O projeto prevê a construção de sanitários, de um centro de abastecimento da rede Cesta do Povo, um estacionamento com 144 vagas para veículos de passeios, restaurantes e espaço cultural.

Segundo a coordenadora do Escritório de Referência do Centro Antigo, Beatriz Lima, a reconstrução do Mercado de São Miguel integra a Requalificação da Baixa dos Sapateiros e é uma das principais ações do Plano de Reabilitação do Centro Antigo. Ela explica que durante a obra a prefeitura vai transferir os vendedores para outro espaço, na própria área da Baixa dos Sapateiros, onde permanecerão enquanto as obras forem realizadas, voltando ao mercado reinaugurado.

Passarela e mercado vão revitalizar a cultura da Baixa dos Sapateiros

O projeto do novo mercado é de responsabilidade do arquiteto João Filgueiras Lima, o Lelé, e inclui, ainda, uma passarela que fará a interligação entre o Centro Histórico e a Avenida Joana Angélica, viabilizando mais um acesso ao Centro Histórico de Salvador. A Via Histórico, como foi denominada por Lelé, terá um elevador com vista panorâmica que dará acesso ao mercado, para facilitar o deslocamento dos pedestres até o estabelecimento comercial.

O arquiteto explica que a proposta, além de reformar o mercado, visa também a acessibilidade dos baianos e turistas até a Baixa dos Sapateiros e Barroquinha, a fim de que a região saia do isolamento. “Acreditamos que, com o mercado, haverá uma revitalização cultural da Baixa dos Sapateiros. O mercado não será apenas mais um equipamento, mas vai servir como um centro cultural capaz de atrair baianos e turistas que queiram conhecer a cultura do Centro Antigo”, afirmou.

De acordo com o secretário estadual da Cultura, Marcio Meirelles, os recursos para a reconstrução do Mercado São Miguel já estão garantidos, mas os investimentos da passarela estão sendo captados. Ele afirma que além do mercado, toda área da Baixa dos Sapateiros será revitalizada. As ações foram iniciadas com a reforma das fachadas das lojas. Foram retirados recobrimentos metálicos e receberam novas pinturas.