O presidente Lula e a presidenta da CAIXA, Maria Fernanda Ramos Coelho entregaram os prêmios nesta quarta-feira (09), em Brasília. A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia é uma das vencedoras com o projeto "De Novo o Centro" que trata da reabilitação do Centro Antigo de Salvador.

A Caixa Econômica Federal realizou no início da noite desta quarta-feira (09), na CAIXA Cultural Brasília, a cerimônia de premiação dos 20 projetos selecionados da 6ª Edição do Prêmio CAIXA Melhores Práticas em Gestão Local 2009/2010. O evento contou com a presença do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, da presidenta da CAIXA, Maria Fernanda Ramos Coelho, de ministros de Estado, prefeitos e representantes dos projetos.

Foram inscritos 200 projetos de todas as regiões do país. Dos 35 finalistas, 20 foram premiados (10 das áreas de habitação, gestão ambiental/saneamento e desenvolvimento local/inclusão social e 10 da área de gestão municipal, categoria priorizada nesta edição). As melhores práticas receberam troféu, certificado e apoio para o desenvolvimento de ações voltadas para o aprimoramento do projeto.

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia foi uma das vencedoras com o "De Novo o Centro", projeto de Reabilitação do Centro Antigo de Salvador. O secretário de Estado da Cultura, Márcio Meirelles, esteve em Brasília para receber o prêmio.

"Isto é importante porque é um reconhecimento ao trabalho da Secult, de Beatriz e toda sua equipe. É um prêmio que vai ter repercussão internacional pois além da publicação, como exemplo de uma prática a ser seguida, vamos agora concorrer a um prêmio internacional oferecido pela ONU, em Dubai", comemora o secretário de Cultura, Márcio Meirelles.

Para Beatriz Lima, coordenadora do Escritório de Referência do Centro Antigo de Salvador, unidade ligada à Secult/BA e responsável pela elaboração do projeto "De Novo o Centro", o prêmio atesta o valor do trabalho desenvolvido no último ano. "Ser finalistas e, principalmente, ser premiado é um reconhecimento ao processo interno e externo que estamos desenvolvendo com o projeto de Reabilitação do Centro Antigo de Salvador. É um projeto participativo que não tem foco somente no monumento, mas em todos os aspectos do tecido urbano da cidade, através da educação patrimonial, da competitividade, dos negócios culturais, da inclusão social, sempre com foco na sustentabilidade", explica Beatriz.

Câmaras temáticas

O Plano de Reabilitação do Centro Antigo está em sua reta final. Nesta quinta (10), a partir das 9 horas, no auditório Conexão Ipac localizado no subsolo do Centro Cultural Solar Ferrão, Pelourinho, o arquiteto João Filgueiras Lima, mais conhecido como Lelé, responsável pela construção do Centro Administrativo da Bahia, das passarelas de pedestres da capital baiana e do Hospital Sarah, entre outros empreendimentos internacionalmente reconhecidos, apresenta à imprensa o projeto para o novo mercado de São Miguel (Baixa dos Sapateiros), para construção de passarela que fará a interligação entre a área tombada do Centro Histórico de Salvador e a avenida Joana Angélica, no bairro de Nazaré.

Após a apresentação, Lelé fará visita técnica ao mercado, acompanhado do secretário de cultura do Estado (Secult-BA), Márcio Meirelles, e da Coordenadora Geral do Escritório de Referência do Centro Antigo, Beatriz Lima. O projeto de reconstrução do Mercado de São Miguel integra a Requalificação da Baixa dos Sapateiros e é uma das principais ações do Plano de Reabilitação do Centro Antigo, coordenado pelo Escritório.

Ainda nesta quinta (10), às 14 horas, o projeto de Lelé será apresentado para os grupos de trabalho que participam do 4º Encontro das Câmaras Temáticas, instâncias de participação da sociedade na construção do Plano, no Museu da Misericórdia. Este será o último encontro de planejamento participativo, após um ano de trabalho.

Na sexta-feira (11), serão apresentadas as propostas para o Plano, resultantes dos três encontros realizados, dos diagnósticos de consultores contratados através da Unesco e de Workshop Internacional com especialistas na área. O Plano será publicado em 2010 e tem como objetivo implantar um modelo de gestão sustentável para a região, com ações que promoverão desenvolvimento econômico, cultural, social, urbanístico e ambiental do Centro Antigo da capital.

Prêmio Melhores Práticas

O Prêmio CAIXA Melhores Práticas, que nesta 6ª edição comemora 10 anos de existência, é inspirado no Best Practices and Local Leadership Programme (Programa Melhores Práticas e Lideranças Locais), da ONU/Habitat, e tem por objetivo identificar, documentar, premiar e disseminar melhores práticas de gestão local – iniciativas inclusivas, inovadoras e sustentáveis, desenvolvidas em parceria com a CAIXA.

A proposta é identificar projetos que dão certo na prática, conhecer e reconhecer o mérito dessas iniciativas e disseminá-las, estimulando sua reaplicação, de forma que se transformem em referência para gestores públicos, privados e para toda a sociedade.

As iniciativas premiadas são divulgadas pela CAIXA, por meio de oficinas de reaplicação, exposições itinerantes de painéis fotográficos, estudos de caso, filmes e material impresso. Essas ações são direcionadas a atores sociais diversos, como prefeituras, ONG, meio acadêmico, comunidades e outros.

Para mais informações, acessar o site www.melhorespraticas2009.com.br.