Publicada às 14h50

Atualizada às 17h50

Magno Sacramento, 19 anos, trocou o turno de trabalho com um colega para participar, na manhã desta sexta-feira (11), da certificação do Projeto Juventude Cidadã, na Associação Atlética Baneb, no Costa Azul. Ele foi um dos 1.300 jovens que receberam certificados do projeto realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Concluinte do curso de auxiliar de cozinha, Magno conquistou sua vaga no mercado de trabalho há apenas dois dias. “Estou trabalhando num restaurante de culinária italiana e ansioso para meter a mão na massa”, afirmou o jovem, que, inicialmente, vai trabalhar com pesagem de alimentos e lavagem e embalagens de louças e talheres.
Ao ingressar no curso, ele tinha uma noção básica de culinária. “Fazia apenas feijão, arroz e macarrão. Aprendi os cortes corretos para cada tipo de carne, verduras e legumes, além de saber aproveitar ao máximo os alimentos e também a variar o cardápio da família. Hoje, lá em casa, nós comemos mais massas, molhos e saladas, tudo por conta deste aprendizado”.

Tâmara Santos, 19 anos, fez o curso de operadora de Telemarketing. Além da alegria da certificação, ela vive a expectativa de ser chamada para o seu primeiro emprego. “Fiz a experiência de uma semana em uma empresa de informática e tomara que tudo dê certo”.

Ela afirmou que se identificou com o curso a partir da vivência profissional, parte de módulo profissionalizante do projeto. “Vivi a prática do dia-a-dia de um operador, participei de uma pesquisa de satisfação e adorei a experiência”, acentuou a jovem.

Nesta quarta etapa, o Juventude Cidadã ofereceu cursos nas áreas de Telemática, Construção Civil, Administração, Metal Mecânica, Madeira e Móveis, Meio Ambiente, Turismo, Instalação Elétrica e Alimentação. Foram executoras do projeto: a Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBa), antigo Cefet.

Projeto no interior

Também na manhã desta sexta, o Juventude Cidadã certificou 240 jovens no sul do estado. Foram 90 jovens do município de Ilhéus, que fizeram o curso profissionalizante de Turismo, e 150 de Itabuna, nos cursos de Telemática e Administração. A solenidade aconteceu no Instituto de Cultura Espírita de Itabuna (Icei) e contou com a participação do chefe de gabinete da Setre, Elias Dourado.

Este ano, já foram certificados pelo projeto mais de 10 mil baianos, em situação de vulnerabilidade social, por meio do desenvolvimento de ações de formação em direitos humanos, cidadania, qualificação profissional e prestação de serviços voluntários à comunidade. O projeto integra as ações do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego, do Ministério do Trabalho e Emprego.