Cerca de 30 soldados da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) participaram, nesta terça-feira (1º), do Curso de Legislação Ambiental promovido pelo Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), no Auditório Paulo Jackson, da sede do órgão, no Itaigara.

No curso, ministrado pelo diretor-geral do Ingá, Júlio Rocha, foram abordados os princípios básicos do Direito Ambiental, a sociedade de consumo e a problemática ambiental, os movimentos de defesa e a ética ambientalista e a Política Nacional do Meio Ambiente (Lei Federal 6.938/81).

De acordo com Júlio Rocha, a Coppa faz parte do Sistema Estadual de Meio Ambiente e é de grande importância que eles estejam preparados e tenham conhecimentos da legislação. “Nosso interesse é firmar a parceria e aprofundá-la para que, no futuro, a Coppa possa fiscalizar os recursos hídricos conosco”, completou.

Para o comandante da Coppa, Alvir Silva, todos os conceitos abordados serão válidos para a atuação da Polícia Ambiental. “O curso nos ajuda muito na aplicação das leis nesta área. É a oportunidade de aprimorar os conhecimentos técnicos”, afirmou.

O coordenador da Universidade Popular das Águas do Ingá (Unihidro), Erastóstenes Lima, afirmou que o curso é a oportunidade de aprender mais sobre as leis. “Para quem trabalha com comando e controle, como é o caso da Coppa, esses conceitos serão fundamentais para melhorar o trabalho exercido no dia-a-dia dos policiais”, disse.