O Governo da Bahia, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), juntamente com o governo federal, realiza estudos para a criação de seis novas Unidades de Conservação (UCs) no estado. Todas estão localizadas no bioma Mata Atlântica, o que irá garantir a conservação da biodiversidade (fauna e a flora) e promover o incentivo ao turismo e geração de renda para as comunidades localizadas no entorno das UCs.

Segundo o diretor de áreas protegidas do Ministério do Meio Ambiente, Fábio França, estão sendo realizados estudos em cinco municípios – Porto Seguro, Pau Brasil, Prado, Guaratinga e Boa Nova. “Esses levantamentos são necessários para a criação e gestão das áreas protegidas para identificar o que será preservado”.

De acordo com o secretário estadual do Meio Ambiente, Juliano Matos, existem diversas ações implantadas para evitar o desmatamento do bioma Mata Atlântica e a unidade de conservação é uma delas. “Todos os municípios necessitam criar uma unidade de conservação, temos que ser gestores ambientais ativos para evitar o desmatamento e preservar o meio ambiente”.

A diretoria de Unidades de Conservação e Biodiversidade (DUC) da Sema é quem coordena, supervisiona, acompanha e promove a política de gestão de UCs. A DUC cuida dos espaços territoriais protegidos, conserva o patrimônio natural e fomenta a criação de Reservas Particulares de Patrimônio Natural (RPPNs), em articulação com empresas, Ongs e universidades.