O sol deve permanecer em Salvador e Região Metropolitana durante todo o final de semana, desta sexta-feira a domingo (4 a 6), mas com a possibilidade de ocorrerem chuvas rápidas a qualquer hora do dia, devido ao transporte de umidade do Oceano Atlântico em direção ao continente. A previsão foi divulgada nesta quinta-feira (3) pelo Centro Estadual de Meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá).

De acordo com a meteorologista do Ingá, Maryfrance Diniz, um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) posicionado próximo à costa leste nordestina deverá reduzir a formação de nuvens de chuvas na faixa litorânea da Bahia. “Os VCANs são mais frequentes entre os meses de dezembro e março e são caracterizados por uma região de baixa pressão nos altos níveis da atmosfera, que, a depender do seu posicionamento, podem favorecer ou reduzir as chuvas”, explicou.

Nas regiões nordeste, recôncavo e sul, esse sistema deixará o céu parcialmente nublado a claro e com poucas chances de chuvas. Já nas regiões oeste, São Francisco e parte das regiões norte, Chapada Diamantina e sudoeste da Bahia, o céu se manterá nublado a parcialmente nublado, com chuvas fracas, por vezes moderadas, devido à presença de uma massa de ar quente e úmida que atua desde o sul da Amazônia até o Sudeste brasileiro.

As temperaturas não devem apresentar grandes variações em todo o estado durante o fim de semana. As maiores temperaturas devem ser registradas nas regiões norte e nordeste, podendo chegar a até 34°C, valor típico desta época do ano, e as menores temperaturas podem atingir aos 17°C nas regiões da Chapada Diamantina e sudoeste.

Maré 

No período entre os dias 4 e 6 de dezembro, a maré alta deve variar de dois a 2,3 metros de altura, atingindo seus máximos por volta de 2 e 14h. As alturas mínimas deverão ocorrer por volta de 8 e 20h, com valores variando entre 0,1 e 0,4 metro. A previsão de ondas indica que elas terão agitação fraca, com altura máxima chegando a 1,5 metro.

Índice de Radiação Ultravioleta (IUV) 

A meteorologista explica que, em regiões tropicais como o Brasil, mesmo com as temperaturas mais amenas durante a estação da primavera, o sol já é intenso e, consequentemente, há um aumento do Índice de Radiação Ultravioleta (IUV).

Neste fim de semana, os IUVs deverão variar entre 12 e 13, o que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) faz parte da categoria Extrema. “Assim, cuidados com o tempo de exposição à radiação solar juntamente com o uso de protetores, bonés, óculos escuros e roupas leves é de fundamental importância para a saúde da pele e os olhos”, indica.