LOCAL: município de Santo Antônio de Jesus, no território de identidade do Recôncavo, a 186 quilômetros de Salvador.
DATA: 21.12.09 (segunda-feira)
HORÁRIO: 14h30

O QUE É: inauguração do Hospital Regional Santo Antônio de Jesus (HRSJ) e da reforma e ampliação do posto do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

PROGRAMAÇÃO: o governador chega à cidade por volta das 12h30, quando concede entrevista ao vivo para as emissoras de televisão. Em seguida, às 13h, acontece uma coletiva à imprensa no auditório do hospital, com a presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Já às 14h é a vez da inauguração da reforma e ampliação do SAC, no Centro da cidade. Às 16h, Wagner descerra a placa do hospital e visita as instalações.

HOSPITAL: configura-se numa moderna unidade hospitalar de grande porte, com estrutura para atendimento de média e alta complexidade e apto a abrigar atividades de ensino e pesquisa. Será inaugurado após quase 20 anos de espera – era uma das obras hospitalares mais antigas do país. Nesse período, o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus teve investimentos destinados à construção superiores a R$ 44 milhões e cerca de R$ 11 milhões em equipamentos. A conclusão da unidade beneficiará toda a região do Recôncavo, uma população estimada em 1 milhão habitantes.

ESTRUTURA E SERVIÇOS: o hospital funcionará com capacidade operacional para 136 leitos, distribuídos nas enfermarias de: Pediatria (33), Clínica Cirúrgica (51l), Clínica Médica (36), Psiquiatria (6) e UTI Geral Adulto (10). Dispõe de centros cirúrgico e de recuperação pós-anestésica, central de material esterilizado, serviços de farmácia, lavanderia, almoxarifado, nutrição, manutenção geral, estatística e arquivo de prontuários de paciente. A unidade ainda disponibilizará atendimentos de urgência 24 horas por dia, ininterruptamente, nas seguintes especialidades médicas: Cirurgia Geral, Clínica Médica, Traumato-ortopedia e Pediatria. Também serão oferecidas consultas ambulatoriais em anestesiologia, angiologia clínica e cirúrgica, cardiologia, cirurgia geral, gastroenterologia, pediatria, pneumologia, ortopedia, geriatria, neurologia, urologia e cirurgia bucomaxilar. Além disso, os pacientes terão acesso ao apoio diagnóstico e terapêutico com realização de eletrocardiograma; endoscopia digestiva alta e baixa; espirometria; fisioterapia; radiologia convencional e contrastada; tomografia computadorizada e ultrassonografia com Doppler. O hospital contará ainda com o serviço de internação domiciliar.

SAC: com capacidade de atendimento ampliada em 30%, a partir das reformas realizadas, a média mensal de atendimento do posto passa de 960 para 1.248 serviços diários. Esta é a primeira reforma do posto SAC do município desde que foi inaugurado em 1997, e inclui melhorias na estrutura física, com pintura, revisão das instalações elétricas, novo sistema de refrigeração e reformulação de layout. A iniciativa integra as ações do programa Você Cidadão, que investe na requalificação e expansão da rede SAC na capital e no interior do estado. Com a ampliação em 310 m², a unidade passará a contar com a 810 m². Serão mantidos os mesmos 12 órgãos, com a integração do serviço da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz).

SERVIÇOS OFERECIDOS: emissão de carteira de identidade – pelo novo Sistema de Identificação por Impressões Digitais Automatizado (Siida) -, carteiras de trabalho e habilitação, título de eleitor, intermediação de mão-de-obra, além do atendimento realizado pela Secretaria da Administração (Saeb), Embasa, Tribunal de Justiça – por meio do Serviço de Atendimento Judiciário (SAJ), dentre outros.

REDE SAC: conta com 27 postos distribuídos por todo o estado, sendo dez na capital e 17 no interior, além de seis unidades do Ponto Cidadão – posto avançado de atendimento voltado para a oferta de documentação básica – e duas carretas do SAC Móvel. Para mais informações sobre os serviços oferecidos nos postos SAC da capital e interior basta acessar o endereço eletrônico http://www.sac.ba.gov.br ou ligar para o telefone 0800 071 5353. A ligação é gratuita.

SANTO ANTÔNIO DE JESUS: com extensão territorial de 259 quilômetros quadrados, sua população está estimada em 87.776 habitantes. A cidade foi emancipada em 1880 e atualmente a prefeitura é comandada por Euvaldo Rosa.