O trabalho intitulado Um colegiado entre maternidades: a potencialidade de um espaço de gestão em Rede no SUS da Bahia, de autoria de Manoel Henrique de Miranda Pereira, Angélica Araújo de Menezes, Aline Garcia Munhoz e Deborah Rosa e Silva, da coordenação de Maternidades e Hospitais Especializados (Comahe), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), recebeu Menção Honrosa da Comissão Coordenadora de Sessões de Pôsteres do 9º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrasco), realizado recentemente, em Recife.

O trabalho, que foi um dos mais de 4,3 mil selecionados na modalidade de pôster, ficou na área temática de planejamento e gestão. O enfermeiro sanitarista Manoel Henrique Pereira, um dos coordenadores de Maternidades e Hospitais Especializados da Sesab, revela que, embora o espaço do colegiado de maternidades esteja sob a coordenação de técnicos da diretoria de Gestão da Rede Própria, diversas áreas técnicas da Sesab e instituições ligadas ao cuidado materno-infantil participam das discussões e dos desdobramentos produzidos em cada encontro.

“Trata-se, portanto, de uma experiência que envolve a participação de gestores, coordenadores de obstetrícia e neonatologia, trabalhadores das maternidades e sanitaristas envolvidos com a melhoria da assistência materno-infantil”, disse o coordenador.

Espaço aberto 

Manoel Henrique explica que o colegiado de Maternidade, tema do trabalho apresentado no congresso da Abrasco, é formado por gestores de maternidades, coordenadores de neonatologia e obstetrícia e demais trabalhadores, com foco no debate do cotidiano da gestão e do gerenciamento dos serviços.

“O cotidiano é o elemento central na busca dos nós críticos da rede assistencial e propicia uma relação interinstitucional entre os sujeitos envolvidos na gestão dos serviços e do cuidado, apontando para a proposição de ferramentas e dispositivos assistenciais”, afirmou Manoel.

Os autores do trabalho acreditam que, a partir da experiência do Colegiado, as maternidades da Região Metropolitana de Salvador e a diretoria de Gestão da Rede Própria da Sesab estão vivenciando a construção de um espaço aberto e propositivo, que tem ampliado o campo de potencialidades, na busca da qualificação do cuidado materno-infantil.

Participam do Colegiado de Maternidades as seguintes unidades: hospitais Geral Roberto Santos, Menandro de Farias, Geral Clériston Andrade, Geral de Camaçari, Sagrada Família e João Batista Caribé, e maternidades do Iperba, Professor José Maria de Magalhães Netto, Climério de Oliveira, Albert Sabin e Tsylla Balbino.