LOCAL: Hotel Pestana, no Rio Vermelho.
DATA: 29.12.09 (terça-feira)
HORÁRIO: 9h

O QUE É: abertura do curso de Formação de Soldados da Polícia Militar (PM).

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

AULA INAUGURAL: aborda o tema “Segurança Pública, Cultura de Paz e Não Violência” e tem a participação do conferencista internacional, Clóvis Souza Nunes. Na ocasião, o governador Jaques Wagner e o comandante geral da PM, Coronel Nilton Mascarenhas, realizam a abertura do curso de formação.

CURSO: com aulas práticas e teóricas, é direcionado a 3,2 mil soldados, sendo 258 do quadro de Bombeiro Militar. Os alunos soldados foram aprovados em concurso público, e deverão ser empregados nas ruas de todo o estado sob estágio supervisionado a partir de maio de 2010.

SEGURANÇA: uma nova política de valorização da Polícia Militar está sendo implementada pelo Governo do Estado com o objetivo de promover ao mesmo tempo, de forma inédita, a reestruturação da carreira e a melhoria das condições de trabalho dos policiais.

• Reestruturação da carreira: o reajuste nos salários para o ano de 2010 anunciado recentemente é só uma das ações de valorização. O “destravamento” das carreiras, com o resgate das patentes de cabo e subtenente e a redução do tempo de permanência nas patentes de coronel e tenente coronel, é outro destaque. Ainda nessa linha, em 2009, o auxílio alimentação passou a ser pago em todos os municípios e o valor foi ampliado de R$ 5 para R$ 9 por dia. Antes só eram contemplados policiais que atuavam em cidades com mais de100 mil habitantes.

• Melhoria nas condições de trabalho: a Polícia Militar receberá nos próximos meses um total de 811 novas viaturas para policiamento ostensivo. Esses veículos irão se somar às 2.324 viaturas em operação na PM hoje. Foram adquiridos ainda 4.825 coletes balísticos, que já estão sendo utilizados pelos policiais em serviço. Na área de capacitação, o curso para Condutores de Veículos de Emergência já habilitou 427 alunos. O de Treinamento em Técnica e Tática Policial Militar capacitou esse ano 704 policiais de todo o estado e em 2010 serão mais 4.300. Além disso, de 11 a 13 de janeiro acontece o curso de operação da pistola Taser, arma não letal destinada ao policiamento em partidas de futebol, tumultos e áreas de presídios. Serão capacitados 35 oficiais instrutores, que irão multiplicar o conhecimento em suas unidades operacionais. Ainda no quesito equipamentos, em 2009, a PM passou a contar com 180 pistolas Taser. Também foram distribuídas 252.278 munições, das quais 31.918 reais e 220.360 de treinamento. Nesse ano a Marinha ainda doou 150 unidades de Fuzil Automático Leve para operações especiais, como os policiamentos tático e das divisas do Estado. Com o mesmo objetivo estão chegando 100 metralhadoras calibre 40 fornecidas pelo Exército. A estrutura interna da Polícia Militar também foi alterada com a criação de novas unidades.