A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) vai receber, às 15 horas desta terça-feira (29), 416 computadores e dois novos veículos, que são resultado do protocolo de intenções firmado com o Sindicato de Carnes da Bahia durante a Fenagro, destinados a apoiar o combate ao abate clandestino no estado.

Com os novos computadores, a Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária está consolidando a informatização da Adab com foco no sistema de Guia de Trânsito Animal Eletrônica (GTA Eletrônica). Segundo o secretário estadual da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Roberto Muniz, a GTA eletrônica vai permitir avanços significativos na rastreabilidade em tempo real dos rebanhos.

Os novos computadores, com acesso à Internet, vão colocar em rede as 71 gerências, as 15 coordenações regionais e os 328 escritórios locais da Adab. De acordo com o diretor-geral do órgão, Cássio Peixoto, a entrega dos equipamentos faz parte do projeto Bahia Protegida e vai permitir também a implantação do Módulo Digital de Fiscalização do Trânsito de Animais e Vegetais nas barreiras sanitárias.

Peixoto informou que a Bahia sai na frente mais uma vez e é pioneira no lançamento de suas bases cadastrais no sistema nacional. Até agora, disse ele, além da Bahia, somente outros oito estados conseguiram finalizar esse processo. O diretor disse ainda que a Bahia possui a maior área de divisa do país, limitando-se a oito estados, o que implica em maior vulnerabilidade à introdução de pragas e doenças de importância econômica para a agropecuária.

“Diante desse cenário, temos que estabelecer condições favoráveis ao trabalho da defesa utilizar ferramentas cada vez mais avançadas de controle e criar sistemas de fiscalização capazes de respaldar a qualidade da agropecuária baiana”.