As cores e o design baiano vão ganhar as passarelas de todo Brasil com o Centro de Design de Moda, inaugurado, nesta sexta-feira (11), no Senai Dendezeiro. A iniciativa é resultado das ações do Programa Progredir, do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciências e Tecnologia (Secti), e tem como objetivo efetivar a criação de design de moda, a fim de colocar a Bahia no mercado nacional.

Segundo o coordenador do Programa Progredir, Jackson Ornelas, o centro vai atender a micros e pequenos empresários do setor de confecções da Bahia, qualificando para o mercado da moda. Durante um ano e meio os empresários foram capacitados por meio do curso de Gestão e Design e se capacitaram para gerir uma empresa do setor, como dividir as tarefas.

Ele afirma que o centro surgiu após ser constatado que aproximadamente 70% da produção de confecção consumida na Bahia são originárias do Rio de Janeiro e São Paulo e que a produção local não tem atuação a nível nacional.

Cerca de 60 empresários foram formados no curso e passarão atuar no centro, colocando em prática o que aprenderam. A previsão é que sejam beneficiados em torno de 1.200 micros e pequenos empresários baianos. No total foram investidos aproximadamente R$ 3 milhões – R$ 1,5 milhão, do governo estadual e o restante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BIRD). Foram adquiridos para o espaço, máquinas de costura, softwares, portais de acesso internacionais, acervo direcionado a moda, acervo de mostra de tecidos.

De acordo com o secretário de Ciências e Tecnologia, Eduardo Ramos, em maio de 2010 os produtos desenvolvidos no centro serão divulgados e comercializados em todo país.

Durante a inauguração foi realizado um desfile, com apresentação das peças produzidas pelos designers e gestores formados no curso de formação. A produção foi inspirada nas obras de Jorge Amado e no fotógrafo Pierre Verger.

“Tenho certeza que, com este centro, a moda da Bahia dará um passo importante. Precisamos mostrar nossa cultura também nas passarelas”, afirmou a primeira-dama do Estado, Fátima Mendonça.

A finalidade principal é alavancar o desenvolvimento sustentável do setor de vestuário, fortalecendo prioritariamente as empresas de confecção voltadas para o segmento de moda. A expectativa é que a nova marca amplie nacionalmente e também no exterior a percepção de valor dos produtos de moda criados pelas empresas baianas, preservando a identidade e a cultura locais.