LOCAL: município de Governador Mangabeira, no território de identidade do Recôncavo, a 132 quilômetros de Salvador.
DATA: 22.12.09 (terça-feira)
HORÁRIO: 9h

O QUE É: inauguração de Centro Digital de Cidadania (CDC) e assinatura de autorização de serviço para implantação de sistema simplificado de abastecimento de água na zona rural.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

CDC: localizado no povoado Lagoa da Rosa, conta com 10 computadores ligados à internet banda larga, equipados com softwares livres e impressora. O investimento foi de R$ 50 mil. Qualquer cidadão pode utilizar os CDCs gratuitamente. Para isso, basta ir até uma unidade e se cadastrar. Cada usuário pode ocupar um dos computadores 30 minutos por vez. Se não houver fila, ele pode continuar utilizando a estação. Monitores estão capacitados para atender os usuários, oferecendo suporte e prestando orientações básicas. Os CDCs são disponibilizados por meio do programa Cidadania Digital, que já implantou mais de mil unidades em todos os 417 municípios baianos, contemplando bairros periféricos, assentamentos rurais, comunidades quilombolas, afrodescendentes e indígenas. A rede de CDCs tem mais de 110 mil acessos diários e foi triplicada desde o início de 2007, quando eram 362 unidades.

CIDADANIA DIGITAL: é considerada a maior iniciativa pública estadual de inclusão sociodigital do Brasil. Sua importância é reconhecida nacionalmente. Em 2008, ele foi contemplado com o Prêmio A Rede como melhor programa estadual de inclusão digital do Brasil. Foi o segundo prêmio de relevância nacional conquistado em dois anos. Em 2007, venceu o Top Social, considerado um dos mais importantes prêmios de responsabilidade social do Norte e Nordeste. O principal público beneficiado pelo Cidadania Digital é de baixa renda. Dados do Sistema de Cadastro do Cidadão apontam que quase 90% dos usuários têm renda familiar de até dois salários mínimos. O sistema também revela que os jovens são o público prioritário do Cidadania Digital: 67% dos usuários têm até 21 anos de idade e 93% do público freqüenta escola pública.

ABASTECIMENTO DE ÁGUA: o sistema que será implantado atenderá a localidade de Jacarezinho. O investimento de R$ 195 mil, dentro do programa Água para Todos, beneficiará 110 pessoas.

ÁGUA PARA TODOS: reúne todas as ações de saneamento básico do Estado e já atingiu 400 dos 417 municípios baianos e mais de 2,1 milhões de pessoas, num investimento de aproximadamente R$ 458,2 milhões. Por meio dele, o governo pretende investir, até 2010, R$ 2,1 bilhões para garantir o atendimento aos direitos humanos fundamentais de acesso à água com qualidade e quantidade, beneficiando 3,5 milhões de baianos.

GOVERNADOR MANGABEIRA: com extensão territorial de 94 quilômetros quadrados, sua população está estimada em 20.539 habitantes. A cidade foi emancipada em 1962 e atualmente a prefeitura é comandada por Domingas da Paixão. A região onde se localiza a cidade era habitada pelos índios tupinambás.