LOCAL: Ponto de Cultura do Forte de Santo Antônio Além do Carmo, Praça Barão do Triunfo, Largo de Santo Antônio, s/nº.
DATA: 18.12.09 (sexta-feira)
HORÁRIO: 16h

O QUE É: inauguração do milésimo Centro Digital de Cidadania (CDC).

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

INAUGURAÇÃO: uma programação especial foi preparada para comemorar a marca de mil CDCs. Estão previstas apresentações de roda-de-capoeira, maculelê, coreografia da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e de palhaços perna-de-pau, além da distribuição de balões, algodão doce e maçãs-do-amor. Na ocasião o governador participará de um bate-papo ao vivo pela internet (chat) com usuários do programa Cidadania Digital em cinco CDCs de Salvador, nos bairros de Cajazeiras, Barris, Bonfim, Sete Portas e Alto do Cabrito.

CIDADANIA DIGITAL: é o programa de inclusão sociodigital da Bahia, estratégico para garantir o acesso às tecnologias da informação e da comunicação por meio de uma rede de computadores conectados à internet banda larga. Hoje o Cidadania Digital está presente em todos os 417 municípios da Bahia e é considerado a maior iniciativa pública estadual de inclusão sociodigital do Brasil. A rede de CDCs foi triplicada desde o início de 2007, quando eram 362 unidades. Simultaneamente ao CDC do Forte de Santo Antônio Além do Carmo, serão inaugurados outros 21 centros em Salvador, perfazendo o número de 84 na capital.

BENEFICIADOS: qualquer cidadão pode utilizar os CDC. Para isso, basta ir até uma unidade e se cadastrar. Cada usuário pode ocupar um dos computadores 30 minutos por vez. Se não houver fila, ele pode continuar utilizando a estação. Monitores estão capacitados para atender os usuários, oferecendo suporte e prestando orientações básicas. Atualmente, os CDCs estão instalados nas mais diversas comunidades, como assentamentos rurais, aldeias indígenas, templos católicos, evangélicos e terreiros de candomblé, escolas, creches, associações de bairro e até em quilombos. O principal público beneficiado pelo programa é de baixa renda. Dados do Sistema de Cadastro do Cidadão apontam que quase 90% dos usuários têm renda familiar de até dois salários mínimos. O sistema de cadastro também revela que os jovens são o público prioritário do Cidadania Digital: 67% dos usuários têm até 21 anos de idade e 93% do público freqüenta escola pública.

PRÊMIOS: a importância do Cidadania Digital é reconhecida nacionalmente. Em 2008, ele foi contemplado com o Prêmio A Rede como melhor programa estadual de inclusão digital do Brasil. Foi a segunda premiação de relevância nacional conquistada em dois anos. Em 2007, o programa venceu o Top Social, considerado um dos mais importantes prêmios de responsabilidade social do Norte e Nordeste.

SUSTENTABILIDADE: ainda na solenidade de inauguração do milésimo CDC, Wagner vai autorizar o lançamento do edital de licitação, no valor de R$ 250 mil, para capacitação dos monitores e gestores dos centros dispostos nos 11 Arranjos Produtivos Locais (APLs) apoiados pelo Estado. Serão beneficiados os municípios de Amargosa, Canavieiras, Canudos, Feira de Santana, Ilhéus, Itacaré, Juazeiro, Paulo Afonso, Salvador e Senhor do Bonfim.

APLS: são aglomerações de empresas, localizadas em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outras instituições locais, como governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.