A dinamização e prestação de serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação na Bahia serão temas de discussão por acadêmicos, profissionais, empresários e gestores públicos envolvidos na área durante a 3ª Semana Estadual de TIC, que se realiza desta segunda a quarta-feira (14 a 16), no Hotel Bahia Othon Palace, em Ondina.

Organizado pela Secretaria Estadual de Ciência Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com o Sebrae e a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação, Software e Internet (Assespro), o evento tem como tema “Mercado, cooperação, inovação e perspectivas”.

A Semana Estadual será aberta às 19h, com a entrega do Prêmio Por TI Bahia, concedido a personalidades que se destacaram no setor de TI. Em seguida, às 20h, ocorrerá uma palestra sobre a cooperação no setor.

Nesta terça (15), haverá dois painéis. O primeiro, às 16h, sobre a confiança no ramo, e o segundo, às 17h30, abordando as compras públicas como um estímulo ao setor de TIC. Às 19h, o painel será sobre “Panorama Brasil na área de TI, com ênfase no Parque Tecnológica da Bahia (TecnoBahia), em construção na Avenida Paralela em Salvador”.

Na quarta, os trabalhos serão abertos às 8h30, com a assinatura do Protocolo de Intenções para a Copa 2014, a ser firmado entre a Secti, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), a Secretaria Estadual da Indústria, Comércio e Mineração (Sicm) e Secretaria Especial da Copa (Secopa).
Entre os temas discutidos no último dia da 3ª Semana Estadual de TIC estão também “TI Verde, oportunidades e desafios”, “Virtualização de desktops”, “Desenvolvimento colaborativo” e “Mangaba – Sistema Operacional Linux no Governo”.

Entre os palestrantes, o engenheiro eletrônico Maurício Gouvêa, o engenheiro criador da Sociedade para a promoção da Excelência do Soft Brasileiro (Softex), Eduardo Costa, o pesquisador Ricardo Tavares, e o economista Cezar Taurion Chede, atual gerente de Novas Tecnologias da IBM do Brasil.