A fim de garantir melhores condições de trabalho aos comerciantes da Feira de São Joaquim, a Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) entregou, nesta quinta-feira (10), kits operacionais para 100 feirantes, sobretudo os que trabalham com a venda de carnes e vísceras.

Cada kit contém vassoura, pá, balde, bandeja, touca para cabelo e avental. Os equipamentos são voltados para limpeza, conservação do ambiente de trabalho e manuseio higiênico dos produtos vendidos.

O comerciante Egídio Barreto, que trabalha há 45 anos na feira, aprovou a ação.  “O material vai ajudar muito. Vou usar os equipamentos e orientar meus colegas a fazerem o mesmo. Eu estava usando papelão em cima da minha banca. Agora tenho a bandeja, ficou melhor”, comentou o feirante.

A iniciativa visa ainda assegurar que os produtos comercializados atendam às exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além da entrega dos kits, a Setre vai oferecer também um curso de capacitação profissional, dentro do amplo projeto de revitalização da Feira de São Joaquim.  “A partir de fevereiro de 2010, estes feirantes terão um curso de 200 horas, dentro no nosso programa Qualifica Bahia, focado em manuseio de alimentos, higiene e segurança”, explicou o secretário Nilton Vasconcelos.