Falta pouco para a chegada do verão, mas, na Bahia, o sol já está quente e os timbales já estão a todo vapor para a temporada da alegria. Eventos como as Festas Populares, Réveillon, ensaios para o carnaval, Festival de Verão, Carnaval e o Espicha Verão devem trazer certa de 1,5 milhão de turistas nesta temporada, cerca de 500 mil visitantes somente no carnaval. “O objetivo é fechar 2009 com um aumento de 20% em relação a 2008, quando 6,5 milhões de pessoas visitaram a Bahia durante todo o ano. Para chegarmos a este número, a Bahiatursa e a Secretaria de Turismo trabalham duro nas ações promocionais”, afirma a presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva.

De dezembro a março, Salvador ganha energia das festas religiosas. Conhecidas como Festas de Largo, reúnem missas, procissões e muita animação. A temporada é aberta com os festejos à Santa Bárbara, no dia 04 de dezembro. As homenagens têm início logo cedo, com uma missa ao ar livre em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Largo do Pelourinho, seguida de procissão pelas ruas do Centro Histórico.

O grand finale é raelizado no Mercado de Santa Bárbara, na Baixa do Sapateiro, onde os comerciantes distribuem um grande caruru. “A Festa de Santa Bárbara é uma das mais tradicionais da Bahia. Um mar de pessoas vestindo vermelho, um colorido lindo. É muito emocionante”, afirma o presidente da entidade que promove o caruru, Bloco Afro Liberdade, Osvaldo Balado.

Neste final de semana, o som dos tambores e dos trios elétricos começa a correr no sangue de turistas e baianos. No domingo (06) inicia a Mostra de Arte Contagiante, no Museu du Ritmo, no Comércio, o primeiro ensaio da Timbalada, que dará início à sua temporada de verão que se estenderá até o Carnaval, incluindo a tradicional ressaca timbaleira.