Representantes dos governos da Bahia e do Amazonas discutiram, nesta segunda-feira (14), em Brasília, com diretores da Embratur, uma estratégia de apoio à divulgação do roteiro turístico que engloba a Bahia, Rio de Janeiro e Amazonas no mercado internacional. Os estados estão entre os mais procurados pelos turistas estrangeiros que visitam o Brasil.

Para o secretário Domingos Leonelli, o objetivo do roteiro integrado é facilitar a vida do turista que vem de outros países para o Brasil e, em especial o que virá para a Copa de 2014. “As pesquisas indicam que os estados são os preferidos dos estrangeiros e cabe a nós fazer uma boa divulgação”.

Diante disso, Leonelli, a presidente da Amazonastur, Oreni Braga, e o assessor de Marketing da Empresa de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio), Felipe Carneiro, consideram necessário que a Embratur monte uma estratégia para reforçar a propagação do roteiro integrado envolvendo os três estados nos principais eventos patrocinados pela empresa internacionalmente. “Principalmente, aqueles que são relativos a atrair os turistas que virão à Copa do Mundo de 2014 e às Olimpíadas de 2016”, afirmou Oreni.

O representante do governo baiano defendeu ainda a criação de um vôo direto ligando Salvador a Manaus para facilitar o trânsito dos turistas. Os dirigentes da Embratur concordaram em discutir formas de combinar os principais roteiros turísticos dos três estados com os eventos internacionais da Embratur, para atrair novos visitantes estrangeiros durante o ano inteiro, e disseram que vão colocar o assunto na pauta de prioridades da empresa.

Diversidade – O objetivo do roteiro é oferecer um pacote turístico com atrações culturais, históricas, voltadas ao ecoturismo e às praias para mostrar a pluralidade existente nos três destinos que misturam todas as etnias que formaram o povo brasileiro – indígena, africana e européia.