As estratégias de divulgação e comunicação para promover a Bahia como destino turístico durante a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil, foram detalhadas nesta terça-feira (15), pelo secretário estadual de Turismo, Domingos Leonelli, durante o fórum organizado pela Secopa para discutir os benefícios e desafios para realização do mundial.

O evento, realizado no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador, reuniu representantes dos governos Estadual e municipal e também do Ministério do Esporte, além de integrantes do trade turístico.

Na apresentação, Leonelli destacou que a estratégia baiana no exterior será feita em conjunto com o plano de divulgação da Embratur. O plano contará ainda com a parceria dos estados do Rio de Janeiro e Amazonas, com quem a Bahia integra um roteiro para a atração de visitantes estrangeiros.  “Esta semana, estive reunido com representantes da Embratur e dos outros dois estados e a nossa primeira meta é concretizar o voo que liga diretamente Salvador a Manaus. Atualmente, já temos uma linha com a cidade, mas com escalas em Brasília e Fortaleza”, conta.

Leonelli disse ainda que haverá um plano de divulgação mais intensificado nos países que forem confirmados para o mundial no Brasil. Em 2008, o estado recebeu 514 mil visitantes estrangeiros, “número que deve aumentar com a realização da Copa em Salvador”.

Bahia como destino

Atualmente, a Bahia conta com 29 voos internacionais que ligam o estado a diversos países da Europa, como Portugal, Espanha e Itália, além de Estados Unidos e Argentina. Das 29 linhas, 17 foram implantadas depois de 2007, incluindo o voo Salvador-Miami, da American Airlines, que tem uma taxa de ocupação superior a 70% e que foi responsável pelo crescimento de 334% dos desembarques de norte-americanos na Bahia.

Além da promoção no exterior, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur) também está intensificando os investimentos em qualificação profissional, que somarão R$ 15 milhões, no período 2008-2010. Uma das metas da Setur é capacitar 1 mil motoristas de táxi em Salvador com o ensino de um segundo idioma. “Temos um belo sorriso, somos hospitaleiros, mas temos que provar que podemos oferecer um bom serviço”, disse Leonelli.

O secretário do Planejamento, Walter Pinheiro, destacou a importância do turismo em um evento como a Copa do Mundo e disse que, na Alemanha, o fluxo foi quadruplicado durante o mundial de 2006, com a entrada de 5 milhões de visitantes.

Já o titular da Secopa, Nei Campelo, lembrou que a Bahia já garantiu investimentos de R$ 1 bilhão para a Copa 2014 junto ao BNDES e que o evento deixará um importante legado no que se refere à infraestrutura, mobilidade e ganhos econômicos.