Trocar experiências no âmbito agropecuário baiano, obter conhecimentos relacionados ao agronegócio e, principalmente, na agricultura familiar. Esse foi o tema da reunião com a representante do Ministério da Agricultura de Angola, Vanda Matheus, e a diretoria da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A (EBDA), órgão vinculado à secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri) nesta quarta-feira (6).

De acordo com a representante angolana, Vanda Matheus, Angola está se reestruturando e a agricultura é um dos pilares de sustentação para reerguer o país e a dignidade do seu povo. “Procuramos a EBDA para nos capacitar a produzir alimentos agrícolas com qualidade, visto que a empresa é referência mundial em assistência técnica e extensão rural”, completou.

Segundo o presidente da EBDA, Emerson Leal, a Empresa vem, ao longo dos anos, promovendo o desenvolvimento rural sustentável, centrado na expansão e no fortalecimento da agricultura familiar, como também viabilizando as condições necessárias para o pleno exercício da cidadania e a melhoria da qualidade de vida dos agricultores. “É essa a filosofia que estamos transferindo para a representante angolana, e aos seus agricultores”.

Para o diretor de Pecuária da EBDA, Osvaldo Sant’Anna, a empresa está viabilizando a possibilidade de enviar uma equipe técnica para visitar Angola e capacitar os seus agricultores ainda este ano.

Assistência Técnica e Extensão Rural é o serviço de maior abrangência da Seagri

Com atendimento direto aos agricultores familiares em todo o Estado da Bahia, a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) é o serviço de maior abrangência da Seagri, por intermédio da EBDA. Dessa forma, são trabalhadas as demandas dos agricultores familiares nas áreas agrícola, pecuária e de pesquisa, implantando as políticas públicas, nos âmbitos estadual e federal.

Cerca de 260 mil agricultores familiares já foram atendidos, de janeiro a dezembro de 2009, inclusive com cadastramento informatizado, pela EBDA, superando em 60% as metas estabelecidas para aquele ano. Este número ultrapassa os 150 mil atendimentos previsto, estabelecido pelo Plano Plurianual 2008/2011 (PPA). Segundo Sant’Anna, as ações de Ater contemplam os agricultores em todas as fases das cadeias produtivas, que compreendem as fases antes da porteira até a comercialização, sempre observando as peculiaridades das diferentes cadeias produtivas. “A oferta contínua do serviço e o atendimento realizado por técnicos qualificados e bem preparados garantem o sucesso do trabalho que a empresa vem realizando em cada ponto do estado”.