Foi lavando e coarando, engomando e secando, passando e dobrando roupas com afinco que muitas mulheres de diversas gerações sustentaram suas famílias. É o caso de Valdemira de Jesus, que vive do ofício há 30 anos. Nesta quinta-feira (7), ela e todas as outras lavadeiras do bairro de Lobato, em Salvador, tiveram muito o que comemorar. Elas receberam a Lavanderia Comunitária Ribeiro dos Santos, totalmente reformada, pronta para o retorno dos trabalhos.

“Criei meus filhos e netos lavando roupa aqui. Nunca tinha visto essa lavanderia reformada desse jeito. Tudo limpinho, gradeado, seguro e com tudo que a gente precisa. Tenho certeza que outras mulheres que desistiram de lavar roupa aqui voltarão pra cá”, diz Valdemira de Jesus.

Além da reforma, a manutenção do equipamento é toda garantida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), a exemplo de água, energia, sabão e utensílios como ferro elétrico e tábua de passar.

“Agora, esse equipamento, do jeito que está, vai nos ajudar a atrair mais clientes”, aposta a lavadeira Alaíde Souza. Assim como Valdemira, ela também ressalta que a Lavanderia Comunitária é um importante meio de vida para as mulheres e suas famílias.

“Isso significa combater a pobreza no nosso estado, fortalecer a autoestima e a qualidade de vida dessas mulheres e suas famílias e incentivar a organização comunitária”, afirma o secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Valmir Assunção.

Um dos objetivos da Sedes é, juntamente com as reformas de oito lavanderias comunitárias de Salvador, estimular a formação de cooperativas de lavadeiras. “Quanto mais organizadas elas estiverem, terão maior poder de negociação e para reivindicar seus direitos”, destaca Assunção. O investimento total de recuperação dos oito equipamentos é de R$ 450 mil.